Plenário

Lançada a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desburocratização

lançamento da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desburocratização.
Frente quer contribuir para melhorar o ambiente de negócios na cidade

A Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desburocratização foi lançada na Câmara Municipal de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (15/3). Proposta pelo vereador Felipe Camozzato (Novo), e composta pelos vereadores Comandante Nádia (PMDB), Mendes Ribeiro (PMDB), Joao Carlos Nedel (PP), Adeli Sell (PT), Dr.Thiago (DEM), Professor Wambert (PROS), Valter Nagelstein (PMDB), Moisés Maluco do Bem (PSDB), Matheus Ayres (PP) e Idenir Cecchim (PMDB), a Frente vai trabalhar com o objetivo de melhorar o ambiente para empreender e reduzir a burocracia no tempo de abertura de empresas na capital. 

De acordo com Camozzato, a Frente realizará reuniões quinzenais e visitas técnicas a órgãos governamentais para entender os trâmites internos da prefeitura e os caminhos possíveis para a desburocratização dos processos. “Também trabalharemos para informar as entidades sobre projetos tramitando que afetam os empreendedores. Queremos servir como interlocutores e também sugerir emendas para ajudar a melhorar os projetos”, destacou.  


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gomes, alertou que o ambiente regulatório no Brasil é um dos mais difíceis do mundo. “Isso se reflete nesses indicadores negativos. Na prefeitura de Porto Alegre, por exemplo, temos dificuldades estruturais, prédios que funcionam com gerador de eletricidade, pois  a fiação elétrica foi roubada, ou que, quando chove, tem água corrente nas paredes da sala do secretário”, explicou, afirmando que esses problemas também não podem ser justificativa para que o empreendedor deixe de empreender, salientando que possíveis parcerias com a iniciativa privada, que poupem o desembolso do tesouro e qualifiquem os serviços, estão sendo estudadas. 

Conforme Bruno Vanuzzi, secretário de Parcerias Estratégicas, a capital, lamentavelmente, não segue um caminho promissor. “Percebo que estamos regredindo em pautas que outras cidades avançam. A Frente pode ser um sopro de renovação e a principal missão é tratar o empreendedor como adulto e buscar bons paradigmas, procurando bons exemplos e nos cercando de bons profissionais. As pessoas devem receber do estado o que elas realmente precisam e não o que o poder público acha que elas necessitam”, finalizou.

O deputado estadual Marcel Van Hattem (PP) afirmou que cabe aos vereadores a representação da vontade do anseio popular. “A frente terá o papel de  fazer aquilo que é o melhor para busca do bem comum  e gerar oportunidades iguais para todos, pois necessitamos de cidadãos aptos a empreender e  a trabalhar em um ambiente saudável”, finalizou, ao ressaltar que o estado pode sim estimular valores da liberdade e responsabilidade individual.

O secretário Ramiro Rosário e o vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB ) concordaram que a Frente ajudará na busca por soluções de situações que estão impossibilitando que se consiga prestar um serviço mais eficiente. “Precisamos dar novas ferramentas para que o cidadão possa também fazer por si”, afirmou Rosário.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. pof. 6062)