- Atualizada em 13/06/2018 15:48

Legislativo concede títulos de Cidadão a pastor e a médico

  • Na tribuna, vereador Elizandro Sabino.
    Elizandro Sabino (PTB) é autor da homenagem ao pastor Adalberto Dutra(Foto: Henrique Bregãoi/CMPA)
  • Vereador Dr. Goulart na tribuna.
    Dr. Goulart (PTB) propôs título ao médico Eduardo Trindade(Foto: Josiele Silva/CMPA)

Na sessão ordinária desta quarta-feira (13/6), a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou a concessão das seguintes honrarias:

PASTOR - O projeto de lei do Legislativo nº 275/16, proposto pelo vereador Elizandro Sabino (PTB), concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao pastor Adalberto dos Santos Dutra. Conhecido pelo envolvimento com trabalhos sociais, o pastor foi sócio fundador da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto Alegre, fundou diversos templos religiosos, construiu uma escola municipal e implantou uma rádio comunitária.

Bacharel em teologia, pós-graduado na docência do ensino superior, e acadêmico de Psicologia, Adalberto Dutra iniciou sua trajetória religiosa em 1983 quando foi empossado pastor presidente da Igreja Assembléia de Deus em Porto Lucena, onde ficou até 1984. Neste ano, foi também empossado pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus de Palmeira das Missões, onde permaneceu por 14 anos. Em 1998 assumiu como pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus na cidade de São Leopoldo. Já em 2016, foi eleito pela terceira vez pastor Presidente da CEPADERGS.

MÉDICO - O projeto de lei do Legislativo nº 034/18, de autoria do vereador Dr. Goulart (PTB), concede o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao médico Eduardo Neubarth Trindade. Nascido em Porto Alegre no dia 1º de outubro de 1982, Eduardo Neubarth Trindade é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 2007. Fez residência médica em cirurgia geral na Santa Casa de Porto Alegre e em cirurgia do aparelho digestivo no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com especialização em cirurgia minimamente invasiva, também no Hospital de Clínicas. 

É doutor em cirurgia pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas da Ufrgs com a tese intitulada Avaliação de preditores de perda de peso e sucesso da gastroplastia com derivação intestinal para o tratamento da obesidade mórbida em um hospital universitário pelo Sistema Único de Saúde. Possui mais de 30 artigos publicados em revistas nacionais, tais como Revista da Associação Médica BrasileiraRevista da Associação Médica do Rio Grande do SulColégio Brasileiro de Cirurgiões, assim como internacionais, sendo um deles realizado em conjunto com instituições da Europa e dos Estados Unidos.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
           Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)