Institucional

Legislativo da Capital adota novo Sistema Eletrônico de Informação

  • Palestra e Treinamento do SEI. Na foto, a Autora e Gestora Nacional do SEI, Patrícia Valentina.
    Palestra e Treinamento do SEI. Na foto, a Autora e Gestora Nacional do SEI, Patrícia Valentina. (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Palestra e Treinamento do SEI. Na foto, o presidente da CMPA, Valter Nalgestein.
    Palestra e Treinamento do SEI. Na foto, o presidente da CMPA, Valter Nalgestein. (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A autora e gestora técnica do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Patrícia Valentina, apresentou hoje (20/7) aos funcionários da Câmara Municipal de Porto Alegre o novo sistema virtual de processos administrativos que passa a vigorar no Legislativo Municipal. Este sistema foi desenvolvido pela funcionária do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e tem por objetivo, além de facilitar o trâmite administrativo na Casa, gerar segurança e redução de papel, impactando positivamente na sustentabilidade e na economia de recursos financeiros. A Câmara assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o TRF4 em maio deste ano e o sistema é disponibilizado de forma gratuita a partir do final do mês de julho. 

De acordo com Patrícia, o sistema existe desde 2009 e já trouxe para o TRF4 uma economia de aproximadamente R$ 194 milhões. Ela disse ainda que no Brasil 350 instituições públicas já adotaram o sistema. “Além de ser disponibilizado de forma gratuita, acompanha o fluxo de cada instituição”, disse a gestora. 

Para o presidente do Legislativo, vereador Valter Nagelstein (MDB), que participou da apresentação, a Câmara, ao adotar o SEI, dá um passo importante em relação ao futuro. ”Não podíamos nos furtar da implantação deste sistema, pois além de dar total transparência aos processos legislativos, gera segurança e economia”. 

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)