Presidência

Legislativo da capital presente na entrega de 11 novas ambulâncias ao Samu

Veículos foram adquiridos com recursos próprios da prefeitura

  • Presidente da CMPA em exercício, vereadora Monica Leal, participa do Ato de Entrega de 11 Novas Ambulâncias e Equipamentos para Modernização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.
    Vereadora Mônica acompanhou demostração de atendimento de urgência (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Presidente da CMPA em exercício, vereadora Monica Leal, participa do Ato de Entrega de 11 Novas Ambulâncias e Equipamentos para Modernização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.
    Ambulâncias novas foram entregues ao Samu na Redenção (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A presidente em exercício da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), participou na manhã desta segunda-feira (5/3), no Parque da Redenção, de ato de entrega de 11 ambulâncias novas e outros equipamentos destinados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital. Na presença do prefeito Nelson Marchezan Jr. e dos secretários da Saúde, do estado, João Gabbardo dos Reis, e do município, Erno Harzheim, a vereadora afirmou que, “juntamente com a educação e a segurança, a saúde compõe o tripé básico, que deve receber maior aporte de investimentos dos poderes públicos para atender às necessidades da população".  

Em sua manifestação, Marchezan Jr. destacou a importante parceria com o governo do estado, responsável pela doação do primeiro aparelho de autopulse – que realiza automaticamente massagens cardíacas – a ser utilizado nas unidades de atendimento de urgência móvel. “Esse é um exemplo de que é possível deixar de lado as questões políticas e os interesses privados para qualificar a vida dos cidadãos”. O secretário de Estado da Saúde disse que Porto Alegre está de parabéns pela compra das ambulâncias, sem esperar pelo repasse de recursos federais. 
Já o titular da pasta na capital recordou que esta é a maior compra de ambulâncias pela cidade, desde que o Samu foi criado, na década de 90. Harzheim ressaltou que a economia em manutenção com os veículos antigos deve chegar à R$ 140 mil mensais, o que representa quase o valor de um novo veículo, “que foram adquiridos por R$ 170 mil, cada”. Com isso, como afirmou o secretário, será possível investir em outras frentes, como a ampliação da contratação de pessoal e equipamentos para qualificar a telemedicina.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)