Saúde

Legislativo da Capital realiza vacinação contra a gripe

Trezentos e oitenta e oito funcionários foram vacinados

Vacina H1N1 na Camara
Foto da Campanha de Vacinação de 2016 (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Cerca de 56% dos funcionários da Câmara Municipal de Porto Alegre, entre servidores efetivos, de cargos em comissão e estagiários, foram vacinados contra a Influenza A durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe realizada nesta quinta-feira (18/5). Foi a primeira vez que o Legislativo da Capital realizou processo próprio para a compra de vacinas, oferecendo-as a todos os servidores e trabalhadores que desempenham suas funções na Casa. No total, foram aplicadas 388 doses. 

A médica Sandra Keskinof, que trabalha no Legislativo há 18 anos, contou que até o ano passado a Câmara recebia as vacinas que sobravam de campanha realizada pela Prefeitura. Ela recordou que a vacina demora de duas a três semanas para fazer efeito e que as doses eram repassadas somente entre junho e julho, dependendo da adesão dos porto-alegrenses, visto que, quanto menor a procura, maior é o período da campanha. “Quando recebíamos, já estávamos expostos ao vírus”, declarou. 

Já no início deste ano, o presidente do Legislativo, vereador Cassio Trogildo (PTB), solicitou que o ambulatório fizesse um projeto para a contratação de uma empresa para aplicar as doses e disponibilizá-las a todos os funcionários. Keskinof explicou que foram enviados e-mails para os servidores, com o objetivo de divulgar a data, e que os servidores do ambulatório passaram nas salas para avisar sobre a vacinação. “Tinha muita gente que tinha esquecido ou estava com dúvidas. Conversamos, e esclarecemos”.

Conforme destaca a médica, a vacina Influenza A trivalente pode proteger em 89% o vírus da gripe e diminuir em 45% a abstenção ao trabalho. “É uma economia para a Casa e é bom para os funcionários”, salientou Sandra Keskinof que afirmou ter sido "ótima a adesão à campanha".

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)