Institucional

Legislativo da Capital vai utilizar sistema do TRF-4

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) entrará em funcionamento dentro de 30 dias

O presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein, assina portaria nº 0095, referente a implantação de um sistema eletrônico de informações na Câmara.
Nagelstein prevê mais segurança e agilidade no trabalho da Câmara (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein (PMDB), formalizou, na tarde desta segunda-feira (26/3), o acesso da instituição ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Conforme o vereador, o SEI, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), é prático, funcional, além de oferecer mecanismos próprios de controle e alta segurança, agiliza o trabalho das instituições públicas e garante transparência. 

O Sistema permite transferir toda a gestão de documentos e processos administrativos para um ambiente virtual unificado. Nagelstein salientou o impacto positivo da plataforma na administração, ressaltando que o processo tramita em diversas unidades do órgão público ao mesmo tempo. “Buscamos otimizar os serviços do Legislativo municipal após a criação do SEI, que ajudará a eliminar o uso excessivo do papel”, afirmou.
 
O SEI será implantado dentro de 30 dias na Câmara e será coordenado por uma equipe de servidores da Casa com supervisão do coordenador administrativo, Darcy Palmeiro Sequeira. O SEI foi totalmente criado e desenvolvido por servidores do TRF-4 e é cedido sem custos para outras instituições públicas. Já é adotado por mais de 20 instituições brasileiras, além do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que implantou a plataforma na administração pública federal, nos Estados e nos municípios - no chamado PEN-SEI.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)