Plenário

Legislativo destaca o Dia do Exército Brasileiro

  • Vereadora Monica Leal propõe Homenagem ao Dia do Exército Brasileiro. Na foto, a vereadora Monica Leal.
    Mônica Leal disse ser uma honra poder homenagear as Forças Armadas (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Vereadora Monica Leal propõe Homenagem ao Dia do Exército Brasileiro.
    Homenagem foi realizada no Plenário Otávio Rocha (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (16/4), na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Legislativo destacou o Dia do Exército, celebrado no dia 19 de abril. A homenagem foi proposta pela vereadora Monica Leal (PP). A vereadora afirmou acreditar que homenagear o Exército, como faz anualmente no Legislativo, é uma questão de honra e de respeito pelo que a instituição faz e fez pelo país. “Como filha de militar, fico grata e feliz de ver representantes do exército aqui nas galerias e na mesa do plenário. Cresci com exemplos de meu pai, Pedro Américo Leal, que foram fundamentais para minha formação.

"Valores como disciplina, cooperação, coragem, qualificação e excelência são algumas das premissas, sempre dentro da lealdade, ética e ordem, que regem as condutas de homens e mulheres que formam a força terrestre do nosso país”, disse. A parlamentar também celebrou o histórico ingresso de mulheres nas turmas de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, onde poderão alcançar postos de oficial e de comando da força.

“É muito bom saber que contamos com o braço forte e com a mão amiga”, agradecendo também à Marinha e à Aeronáutica pelas contribuições em missões de paz da ONU, como a que pretendia o restabelecimento da paz e das condições básicas para a cidadania haitiana. “Creio que a sociedade brasileira deveria se espelhar nestes exemplos. Queremos um país onde os interesses maiores da nação se sobreponham aos interesses pessoais. Queremos um país com igualdade, justiça e respeito pelas instâncias e poderes. Um país de paz”, concluiu.

O comandante militar do Sul, general Edson Leal Pujol, agradeceu à Câmara pela homenagem. “Agradeço como representante de uma instituição que nasceu com a nossa nação, com a consolidação da nossa República e das nossas fronteiras, tornando-se o maior país da América Latina, peça chave no tabuleiro da geopolítica. Instituição que assistiu à evolução da República, participando de vários momentos da vida nacional. Como assinalaram os vereadores, nossos valores contribuem para a formação dos cidadãos. Somos cidadãos das mais diversas origens. Nosso quadro é formado por representantes das diversas camadas da população brasileira. Cumprimos as missões que o povo brasileiro nos designou por meio dos legisladores constituintes. Diante de situações graves e críticas, o Exército está presente, ajudando os governos” declarou o General. 

Vereadores

Utilizando os tempos destinados às Comunicações e às Lideranças, os vereadores repercutiram a homenagem:

Dr. Thiago (DEM) lembrou que 19 de abril é o dia que a nação lembra desta instituição militar que é simbolizada na figura do Duque de Caxias, pessoa importante para a pacificação da vida nacional e da integração social e política. Figura, segundo ele, que soube equilibrar a nação frente à colcha de retalhos que era América espanhola e garantir a soberania nacional. O vereador também lembrou o papel filantrópico do Exército. “As ações das forças armadas, que emprestam seus melhores quadros para aplacar as desgraças das populações, consistem em provas de que a vida não pode existir sem o respeito aos direitos fundamentais. Lamentamos o sucateamento orçamentário que o governo federal tem praticado para com a instituição, dificultando o cumprimento de sua missão”, finalizou.

Moisés Barboza (PSDB) classificou sua passagem pelo Exército como uma das cinco coisas mais importantes de sua vida. Declarou acreditar que todas as instituições benéficas, assim como também todas as escolas filosóficas, são perfeitas nos valores, apresentando imperfeições apenas nas pessoas que as utilizam. “Não podemos incutir a responsabilidade como responsabilizamos seres humanos. Num dos momentos mais difíceis da minha vida, sem família para me dar suporte, foi o Exército que me ajudou a enfrentar os desafios. Apenas agradeço aos valores que vocês transmitem diariamente aos jovens”, concluiu.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)