Homenagem

Legislativo entrega Honra ao Mérito a soldado do 11º BPM

Policial havia evitado assalto a ônibus intermunicipal na madrugada de 16 de abril.

  • Grande Espediente em homenagem ao Sodado Emmanoel Macedo .
    Soldado Emmanuel foi distinguido com diploma na tarde desta segunda-feira (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Grande Espediente em homenagem ao Sodado Emmanoel Macedo .
    Nádia, Emmanuel, Valter Nagelstein (c), Régis Rosa e Paulo Mendes (d) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, por proposição de sua Mesa Diretora, entregou, nesta segunda-feira (2/7), o Diploma Honra ao Mérito ao soldado Emmanuel Macedo Mareco. Integrante do 11º Batalhão de Policia Militar, o homenageado, na madrugada de 16 de abril, evitou assalto a motoristas e passageiros de ônibus intermunicipal em viagem entre Santana do Livramento e a Capital. A solenidade foi realizada no Plenário Otávio Rocha durante a sessão ordinária desta tarde.

Ao saudar Mareco em nome da Casa Legislativa, a vereadora Comandante Nádia (MDB) destacou a “ação precisa e corajosa” do policial militar, bem como seu “controle emocional e emprego de técnicas policiais” durante o ato, que garantiram a integridade física dos passageiros. “Foi um ato de heroísmo e com êxito”, salientou a vereadora. “Ele arriscou sua vida.” Nádia lembrou serem três os assaltantes no fato e que, por estarem armados, dispararam contra o PM ao perceber sua intervenção.

Conforme a vereadora, casos como este se apresentam quase todos os dias: “Mas estamos ocupados demais para saber, ou anestesiados demais para sentir”. Ainda em sua saudação, Nádia pediu que a Brigada Militar e seus soldados sejam mais reconhecidos pela população. “Precisamos valorizar todos que saem às ruas para zelar por nós, pelos nossos filhos e familiares”, destacou. “Obrigada, Emmanuel; obrigada, Brigada Militar. O ônibus em que estavas ficou maior. Está em todo o Rio Grande do Sul”, finalizou a vareadora.

Ao agradecer a honraria recebida da Câmara Municipal, o soldado Emmanuel Mareco salientou ter orgulho de ser policial e da profissão escolhida há 11 anos. Conforme ele, o voto dado para que ele recebesse o Diploma Honra ao Mérito reconhece não apenas ele, mas os mais de 17 mil homens e mulheres que integram a Brigada Militar. “Agradeço esse voto.”

A solenidade foi acompanhada, além de vereadores e vereadoras e integrantes do 11º BPM, pelo tenente-coronel Régis Rocha da Rosa, do Comando Geral da BM, e pelo coronel Paulo Roberto Mendes, presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS.

Na tribuna, o vereador Moisés Barboza (PSDB) se declarou "um fã da Brigada Militar". “Confio à Brigada Militar a vida da minha família, sempre estarei ao lado das bandeiras da Brigada Militar”, disse o vereador. Para Barboza, a conduta de Emmanuel no assalto ensina para os cidadãos de bem da cidade que “o que mais acaba com a nossa vida futura é a falta de atitude, é, podendo fazer algo, optar por não fazer”. O parlamentar concluiu dizendo que "existem, sim, vereadores que colocam o interesse coletivo e o futuro acima dos interesses eleitorais", além de saudar o Estado "por enfrentar o que precisa ser enfrentado". (ML)

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
           Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. 7400)