Sessão Solene

Legislativo homenageia centenário do Dia das Mães

Iniciativa de celebrar a data foi introduzida na capital gaúcha pela ACM/RS em 1918

  • Sessão Solene em homenagem ao centenário do Dia das Mães proposta pela Mesa Diretora.
    Vereadoras entregaram diploma em homenagem à ACM/RS (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Sessão Solene em homenagem ao centenário do Dia das Mães proposta pela Mesa Diretora. Na foto, a vereadora Mônica Leal na tribuna.
    Mônica Leal (PP) destacou a importância das mães na sociedade (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (8/5), em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha, homenageou o centenário do Dia das Mães e os 117 anos da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM/RS). A sessão foi presidida pela vereadora Comandante Nádia (PMDB), e a mesa contou com a presença do 1º vice-presidente da ACM/RS, Wilton Araújo; com o ex-presidente da Câmara João Antônio Dib; com a representante do Comando Militar do Sul (CMS), tenente-coronel Eliane Medeiros; e com a secretária-geral interina da ACM/RS, Angela Maria Aguiar.

Representando a Mesa Diretora, a proponente da homenagem, a vereadora Mônica Leal (PP), lembrou que a data comemorativa foi importada dos Estados Unidos para Porto Alegre pela ACM em 1918, sendo oficializada nacionalmente em 1932 e incluída no calendário oficial da Igreja Católica em 1947. Sobre a tradição da homenagem no Legislativo Municipal, Mônica comentou: “A celebração foi estabelecida pelo vereador João Antônio Dib, que fazia questão de realizá-la em cada mês de maio. Tomei para mim o compromisso de dar continuidade a esta proposta. A forma das mães educarem os filhos mudou de 1918 para cá: a qualidade do tempo tem que ser mais importante que a quantidade, com projetos pessoais sendo às vezes colocados de lado para garantir esta missão principal, que é formar seres humanos íntegros. Amor de mãe é o maior do mundo. É um combustível incomparável, permanente e incondicional. Mora dentro da gente e não pode ser medido, apenas sentido. Meu desejo a todas as mães é de saúde e paz”.

Falando pela ACM/RS, Wilton Araújo destacou a alegria proporcionada pela comemoração deste centenário. Mas reiterou que Dia das Mães não é somente para ser recordado no segundo domingo de maio. “Vejo esta comemoração todos os dias, quando a ACM faz seus trabalhos sociais. É neste dia-a-dia que vemos o quanto a mãe é importante. Esta importância que damos no cotidiano é que faz a diferença. Quando recebemos esta homenagem, é mais um espaço disponível para atingirmos mais um coração. Agradecemos a oportunidade e a vemos com grande expectativa para fazer mais. Em síntese, mãe é amor”, disse.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)