Presidência

Legislativo prestigia inauguração de nova ala de Oncologia Pediátrica no Conceição

Espaço foi construído com arrecadação das campanhas McDia Feliz

  • Presidente Mônica Leal participa da cerimônia de inauguração do Projeto de Ambientação e Humanização da Unidade de Internação de Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança Conceição.
    Inauguração foi realizada na manhã desta quinta-feira (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)
  • Presidente Mônica Leal participa da cerimônia de inauguração do Projeto de Ambientação e Humanização da Unidade de Internação de Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança Conceição.
    Cerimônia reuniu autoridades, voluntários e direção do hospital (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Pacientes e familiares assistidos pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), que fazem tratamento no Hospital da Criança Conceição, podem comemorar. O hospital inaugurou nesta quinta-feira (14/3), o projeto de Ambientação e Humanização na Oncologia Pediátrica, obra realizada com recursos arrecadados do McDia Feliz, parceria do Instituto do Câncer Infantil, com o Instituto Ronald McDonald, em conjunto com outros parceiros. A Câmara Municipal de Porto Alegre prestigiou a cerimônia através de sua presidente, vereadora Mônica Leal (PP).

Em seu pronunciamento, Mônica Leal destacou: “É muito encorajador e traz muita esperança a inauguração de um espaço como este aqui no Hospital da Criança Conceição, para o melhor atendimento de tantos pequenos guerreiros que enfrentam o tratamento contra o câncer". A vereadora lembrou ter estado presente, em 2018, na visita que representantes do ICI fizeram à Câmara para apresentar o projeto que seria contemplado pela ação decorrente do Mac Dia Feliz.

"Todo ano eu levo as minhas netas e contribuímos nesse dia já tradicional e tão importante para quem necessita. É por essas crianças, é por esse futuro que nos engajamos, é por elas que devemos sempre divulgar esta iniciativa e o resultado dessas melhorias, como vemos hoje neste novo espaço acolhedor, digno e cidadão”, destacou ainda a vereadora.

O novo espaço contará com 380 metros quadrados e contempla algumas das intervenções propostas pelos funcionários e familiares com espaços que identificam a faixa etária dos pacientes. Além disso, o ambiente será mais colorido e organizado. Foram trocados revestimentos, metais e louças dos banheiros, piso de toda a unidade, pintura geral, novas camas leito, instalações (ar condicionado, elétrica, hidrossanitária), móveis e a criação de novos espaços como sala de lanches e sanitário para os funcionários.

Voluntários

Segundo a médica oncologista pediátrica do HCC, Daniela Roth Benincasa, são 109 pacientes assistidos pelo Instituto do Câncer Infantil. A obra contou com a participação de muitos parceiros e voluntários, como a arquiteta Simone Baier, voluntária do ICI. Assim como a Ambientação e Humanização da Oncologia Pediátrica do hospital, a nova sede do Instituto do Câncer Infantil, inaugurada em 2016, também foi construída com recursos adquiridos do projeto McDia Feliz. Entre 2017 e 2018 a ação por parte do ICI arrecadou R$ 606.965,90 em venda de tíquetes para a compra de hambúrgueres nos estabelecimentos participantes.

Já o superintendente do Instituto Ronald McDonald’s no Rio Grande do Sul, Francisco Neves disse que hoje era um dia para celebrar a vida. “É gratificante saber que as pessoas continuam engajadas na causa e principalmente em ajudar o próximo. Fico feliz de ver que o mundo tem jeito. É uma causa que vai mexer com as crianças e com a vida das crianças.

O diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição, o médico Mauro Sparta, lembrou que o atendimento do Hospital da Criança é para pequenos de várias regiões do Estado: “Vem crianças de vários lugares, e este é um serviço que nos honra. Com esta "roupa nova" no hospital, estamos muito felizes. Queremos diminuir o sofrimento de quem está nesta luta, e isto também passa por um ambiente mais leve”, disse.

A cerimônia de inauguração também contou com crianças, uma delas vestida de super-heroína, que entregaram cartas de agradecimento aos parceiros do Instituto do Câncer Infantil. 

Instituto do Câncer Infantil

Criado em 1991, o Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer, proporciona todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento.

Através do ICI, os pacientes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos. O ICI também desenvolve projetos de Pesquisas Científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)