Plenário

Líder comunitária dará seu nome a rua no Belém Velho

Movimentação de plenário. Na foto, o verador Cassiá Carpes.
Vereador Cassiá Carpes (PP) é o proponente (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Cassiá Carpes (PP) que denomina Rua Maria Salete Lucas de Souza o logradouro não cadastrado conhecido como Beco Um – Rua Carlos Muttoni, localizado no Bairro Belém Velho. Caso o projeto seja aprovado, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Líder comunitária.

Maria Salete Lucas de Souza foi patroa do Piquete Terra Gaúcha no Parque da Harmonia, no qual servia almoço para as crianças especiais da Escola Renascença, durante muitos anos. Cassiá lembra que Maria Salete batalhava, o ano inteiro, para reunir um grupo de amigos para servir cinco dias de almoço por semana, "com apresentações das crianças promovendo alegria e satisfação para ambas as partes".

Segundo o vereador, Maria Salete foi uma pessoa muito guerreira. Lutou por três anos para se manter em pé contra um câncer de intestino. "Nunca deixou de ser uma pessoa alegre, nem deixou a doença desanimá-la. Continuou erguendo o Piquete Terra Gaúcha e servindo almoço para a Escola Renascença com a ajuda de seus amigos, a maioria deles, hoje, moradores do Beco Um, que querem homenageá-la denominando a rua com seu nome. Ela era uma mulher que sempre estava à disposição para ajudar ao próximo, mesmo passando por dificuldades. Sempre foi amiga verdadeira e quem teve a oportunidade de conhecer essa mulher tem, sim, orgulho de falar dela”, diz o vereador.

Maria Salete Lucas de Souza nasceu em 27 de maio de 1960 e veio a falecer com 54 anos, em 13 de abril de 2015.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:Bairro Belém VelhoRua Carlos MuttoniMaria Salete Lucas de Souza