Projetos

Líder comunitário indicado para nome de rua na Lomba do Pinheiro

Vereador Mauro Pinheiro na tribuna.
Vereador Mauro Pinheiro apresentou solicitação da comunidade da Lomba (Foto: Josiele Silva/CMPA)
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei do vereador Mauro Pinheiro (Rede), que denomina Rua Gil Ozi Goulart Sobrinho o logradouro conhecido como Rua R – Vila Esmeralda –, localizado no Bairro Lomba do Pinheiro. O vereador explica na sua proposta que, junto à comunidade local, foram colhidos um total de 181 assinaturas da população, querendo que na sua rua seja feita esta homenagem.

Gil Ozi Goulart Sobrinho nasceu em 24 de abril de 1952, no município de São Joaquim, Santa Catarina. Perdeu o pai quando tinha apenas três anos de idade. No início dos anos 1970, veio para Porto Alegre, em busca de uma vida melhor na cidade grande. Tinha apenas 17 anos, já com registro na Carteira Profissional de Trabalho como carpinteiro, e foi trabalhar no antigo estaleiro, localizado no Bairro Cristal, atualmente desativado. Trabalhou por vários anos no estaleiro, e depois na Sultepa, na Home Engenharia e na Predilar.

“Na década de 1980, ingressou na luta comunitária, sendo presidente do conselho fiscal da União dos Moradores da Vila Esmeralda, no Bairro Lomba do Pinheiro. Também, atuou na direção da igreja católica São Jose Operário. Em 1989, ajudou a programar o Orçamento Participativo (OP) em Porto Alegre, especialmente no Bairro Lomba do Pinheiro. Foi conselheiro, titular ou suplente, na região, por diversas gestões, reconhecido com prêmios pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, destacando-se o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. Em 1998, foi convidado pela Sociedade Porvir Científico, da rede La Salle, a trabalhar na Escola La Salle Esmeralda como responsável por toda a manutenção da escola, e também fazendo assessoria junto à comunidade e ao Governo Municipal. Em toda a sua caminhada sempre buscou a melhoria da vida da comunidade e a educação das crianças carentes”, conta Mauro Pinheiro.

O parlamentar continua: “Já nos anos 2000, foi eleito por aclamação presidente da Associação Comunitária Triângulo e Esmeralda, exercendo o cargo por vários mandatos. A marca principal da sua gestão foi a emancipação da saúde na região com a instalação do Posto de Saúde Vila Esmeralda, de gestão do Município, e dentro do Programa Saúde da Família, do Governo Federal. Mesmo tendo sua linha ideológica política, Gil Ozi Goulart Sobrinho nunca deixou de defender a comunidade por questões partidárias”. Gil faleceu em 27 de setembro de 2016, às 15h, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Parada 12 da Lomba do Pinheiro, em decorrência de complicações causadas pelo diabetes e de um tumor na próstata com metástase óssea.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)