Sessão Solene

Líder dos imigrantes do Senegal recebe diploma da Câmara

Mor Ndiaye foi homenageado por sua atuação à frente da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre.

  • Entrega do Diploma Honra ao Mérito ao refugiado senegalês Mor Ndiaye proposto pelo vereador Luciano Marcantônio. Na foto: presidente da CMPA, vereador Cassio Trogildo (e), homenageado Mor Ndiaye, vereador Luciano Marcantônio e secretária-adjunta do Desenvolvimento Social, Denise Russo
    O vereador Luciano Marcantônio entregou a distinção a Mor Ndiaye (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Entrega do Diploma Honra ao Mérito ao refugiado senegalês Mor Ndiaye proposto pelo vereador Luciano Marcantônio. Na foto: homenageado Mor Ndiaye e companheiros refugiados
    O homenageado agradeceu a acolhida na capital gaúcha (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Em sessão solene na noite desta terça-feira (4/4), a Câmara Municipal outorgou Diploma de Honra ao Mérito ao presidente da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre, Mor Ndiaye, por sua atuação à frente de sua comunidade. A entidade promove encontros dos imigrantes duas vezes por mês e festas abertas ao público. A finalidade é aproximar os brasileiros da cultura do Senegal.

O proponente da homenagem, Luciano Marcantonio (PTB), tratou Ndiaye como "uma pessoa iluminada". Segundo o vereador, por meio de sua espiritualidade e carisma, ele conseguiu transmitir os valores e a cultura do povo do Senegal à sociedade de Porto Alegre. Marcantônio lembrou que o primeiro grupo de imigrantes chegou em 2014.

Eles entraram pelo Acre e foram redistribuídos pelo país. Eram cidadãos provenientes do Haiti pela chamada rota sul. "Nós não tínhamos estrutura, mas eu fui ao prefeito José Fortunati e disse que nós teríamos de acolher. Em seguida começou o fluxo do Senegal" contou o vereador. "Foi muito difícil organizar, porém, com a ajuda do governo do Estado e da Brigada Militar, conseguimos os alojamentos", continuou. Posteriormente, recordou, as secretarias foram se organizando para emitir CPF, carteira de trabalho e ajudar os grupos de imigrantes a encontrar vagas no mercado.

Marcantônio assinalou que o Rio Grande do Sul foi construído graças aos imigrantes e não tem o direito de negar acolhimento a ninguém. Por conta dessa agilidade em receber os imigrantes, do Haiti e da África, foi o segundo Estado a receber uma unidade do Centro de Referência e Acolhimento dos Refugiados (Crae), vinculado ao Ministério da Justiça, onde estrangeiros recebem assessoria jurídica, assistência social, acesso a atendimento médico, entre outros serviços essenciais a quem chega na condição de imigrante ou refugiado.

Conforme o proponente da homenagem, a primeira leva de 300 imigrantes deu tão certo, que eles continuam chegando.  A grande maioria tem nível médio e quer entrar nas universidades ou já chega com o diploma de nível superior.  Um parceiro importante, na recepção dos imigrantes, elogiou Marcantônio, é o Centro Vida. 

Vida mais digna

Após receber a homenagem, Ndiaye afirmou que todos os dias o centro de triagem de imigrantes de Porto Alegre recebe filas de cidadãos de vários países. "Eles vêm aqui para buscar uma vida mais digna e têm direito a isto", defendeu o homenageado. 

O presidente da Câmara, Cassio Trogildo (PTB), destacou o seu bom relacionamento com a ordem religiosa Escalabriana que organiza a recepção a refugiados no mundo, mas enfatizou que todos devem recebê-los independentemente do credo e das diferenças políticas. "Em Porto Alegre somos muito bairristas. Por isto mesmo, fazemos questão de realizar o melhor acolhimento para vocês", finalizou Trogildo.

Também participaram da sessão solene representantes da Prefeitura, de entidades de assistência social e de defesa dos direitos humanos. Representantes das comunidades de imigrantes da Costa do Marfim e do Haiti também prestigiaram a cerimônia. 

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881) 
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof, 6481)