Plenário

Luciano Victorino toma posse como vereador do PSOL

Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador Luciano Victorino
Victorino é o mais jovem vereador da Câmara e militante da causa LGBT (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Na tarde desta quarta-feira (26/09), em sessão ordinária da Câmara Municipal realizada no Plenário Otávio Rocha, o vereador Luciano Victorino tomou posse como vereador pela bancada do PSOL. Ele substitui o colega de partido, vereador Roberto Robaina (PSOL), que está licenciado até a próxima sexta-feira (28/9). Victorino integrará a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara.

Em pronunciamento na tribuna do Plenário, Victorino se apresentou como militante da causa LGBT e agradeceu a presença de todos, sobretudo de integrantes da sua família. Declarou ser o vereador mais jovem da Câmara e assumidamente gay. “Os espaços de poder normalmente são ocupados por homens mais velhos e heterossexuais. Quando gays assumem esses espaços, eles têm causado horror. Mas temos que 'sair do armário' e mostrar que, sim, os LGBTs estão ocupando o poder”, disse.

O vereador mencionou o descaso da prefeitura com a Parada do Orgulho LGBT em Porto Alegre, também conhecida como Parada de Luta ou Parada Gay. “Por mais de 20 anos, na cidade, tivemos a Parada apoiada pela prefeitura. Mas o atual prefeito chegou cortando verbas. Ele sequer nos recebeu. A Parada não é somente pela celebração do Orgulho Gay. Ela é muito mais do que isso: a parada mostra que a população LGBT resiste em Porto Alegre”, afirmou o vereador, declarando seu apoio às lutas dos negros e das mulheres. 

Por fim, prestou contas sobre o que a bancada do PSOL tem realizado e o projetos apresentados. Segundo Luciano Victorino, a Câmara havia aprovado a inclusão, no Orçamento municipal, de recursos de R$ 300 mil a serem destinados a políticas para a população LGBT, mas a verba ainda não foi utilizada.

 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:LGBTLuciano Victorino