Plenário

Luiz Carlos Bodanese é indicado para receber título de Cidadão

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Idenir Cecchim.
Vereador Idenir Cecchim (MDB) é o proponente (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Idenir Cecchim (MDB) que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao médico cardiologista Luiz Carlos Bodanese. Luiz Carlos Bodanese é natural de Nova Prata (RS) e nasceu em 12 de novembro de 1950.

Bodanese cursou a Faculdade de Medicina da PUCRS, concluindo o curso em 1975, e, três anos mais tarde, em 1978, obteve o título de especialista em cardiologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. No ano seguinte, ingressou como professor da Escola de Medicina, onde exerceu todos os cargos, inclusive o de Diretor da Faculdade de Medicina no período de 1993 a 2004, tendo participado da graduação de cerca de mil médicos.

Luiz Carlos também foi chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS durante cerca de 20 anos, tendo formado mais de 150 cardiologistas. Também desempenhou as seguintes funções: médico da Secretaria de Saúde do Estado do RS, na qual se dedicou à realização de inúmeras campanhas de prevenção e de promoção das doenças cardiovasculares na Capital e em todo o Estado; médico cardiologista do Hospital de Pronto Socorro, na função de plantonista, há oito anos.

Atualmente, atua como professor titular de Cardiologia da Escola de Medicina da PUCRS e, também, como professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Escola de Medicina, tendo formado mais de 30 doutores e 45 mestres. É membro titular do Conselho Regional de Medicina e professor avaliador das Faculdades de Medicina do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/Inep). “Sempre preocupado em levar informação à população de todo o Rio Grande do Sul, dedica sua vida ao estudo da medicina e ao compartilhamento do conhecimento adquirido com a classe médica e, principalmente, com a população, visando à preservação da saúde, atuando especialmente na prevenção e na promoção da saúde cardiovascular”, afirma Cecchim.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)