Plenário

Luiz Gonçalves Pinto será Cidadão de Porto Alegre

Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Paulo Brum na tribuna do plenário.
Vereador Paulo Brum (PTB) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Foi aprovado hoje (16/6) na Câmara Municipal o projeto de lei de autoria do vereador Paulo Brum (PTB) que concede título de Cidadão de Porto Alegre ao médico e professor Luiz Gonçalves Pinto.

Nascido em Uruguaiana, ele graduou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1972. O homenageado também é especialista em ortopedia e traumatologia pela Ufrgs e mestre em clínica médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atualmente é professor da Faculdade de Medicina, além de desempenhar atividades de médico ortopedista e traumatologista. Conforme a justificativa do projeto, “sua vida sempre foi pautada pelo estudo e pelo trabalho, e os reveses que sofreu sempre foram alavancas para o seu sucesso”.

Segundo o projeto, após ser diagnosticado com câncer linfático, em 1985, Pinto foi obrigado a utilizar cadeira de rodas. “A doença e o posterior uso da cadeira de rodas foram marcantes em sua vida pessoal e profissional, fazendo-o lutar com mais dedicação em favor das pessoas com deficiência e contra sua exclusão social” destaca o autor.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)