Comissão

Madre Ana oferece apoio para pacientes da Santa Casa de Misericórdia

Entidade funciona desde 2016 através de doações e já hospedou 1.700 pessoas

  • Comissão visita a Casa de Apoio Madre Ana.
    Vereadores da Cosmam conheceram o trabalho de acolhimento da Casa de Apoio Santa Ana nesta sexta-feira (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)
  • Comissão visita a Casa de Apoio Madre Ana. Na foto, o vereador André Carús, a vereadora Cláudia Araújo e Vanessa Siviero, da equipe administrativa da Casa.
    Local conta com diversas facilidades para os hóspedes, incluindo biblioteca (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou visita, na manhã desta sexta (13/9), para conhecer o trabalho da Casa de Apoio Madre Ana, localizada no Centro Histórico. Conforme o presidente da Cosmam, vereador André Carús (MDB), o local é uma referência na questão do acolhimento de pacientes, crianças e adultos, que vêm de várias partes do Brasil para Porto Alegre buscando tratamentos de saúde na Santa Casa de Misericórdia. A Madre Ana porém, como salienta Carús, ainda precisa do apoio da sociedade.

Conforme a gestora do local, Vanessa Siviero, são acolhidos na Casa pacientes que realizam tratamentos de câncer, doenças cardíacas, ou que aguardam por transplantes de órgãos, e seus acompanhantes, geralmente pessoas de baixa renda, que necessitam de um suporte integral durante o período de atendimento na Santa Casa. “Os hóspedes recebem moradia, alimentação, material de higiene e conforto espiritual sem nenhum custo", salientou Vanessa. "Estão sendo estruturadas oficinas de terapia ocupacional e grupos de apoio. Tudo com um único objetivo: aumentar as chances de cura dos nossos pacientes assistidos”, completou ela.

Doações

O trabalho desempenhado pela Casa Madre Ana é mantido exclusivamente por doações. Em média, são necessários R$ 65 mil reais por mês para que possa ser oferecida a estrutura necessária. Para o conforto dos pacientes e familiares, o local conta com sala de recreação, cozinha, refeitório, biblioteca e capela. “Desde a sua inauguração, em 2016, mais de 1.700 hóspedes passaram pelo espaço, sendo 60% provenientes de fora do Rio Grande do Sul. Temos 22 quartos e 66 leitos, e a meta é ampliarmos, até o fim do ano, para 80 leitos", destacou ainda Vanessa.

Carinho

Tayla de Oliveira, 8 anos, veio de Manaus - Amazonas-, com a sua mãe e está em Porto Alegre há quatro meses aguardando a doação de um transplante de rins. Ela conta que gosta muito da Casa, pois lá encontrou atenção e carinho por parte das voluntárias. “Gosto muito daqui, fiz vários amigos e as tias são muito legais”.

Providências

Os vereadores André Carús, Hamilton Sossmeier (PSC) e Cláudia Araújo (PSD), que estiveram na visita, deverão, em nome da Cosmam, encaminhar ao Executivo municipal Pedido de Providências para que o DMLU cadastre a Casa de Apoio Madre Ana e passe a receber Coleta Seletiva de Resíduos de forma gratuita. Também deverá ser solicitado à EPTC pedido de fiscalização sobre o alvará para transbordo de abastecimento do comércio que é feita rua da entidade. Também deverá ser solicitado à Vigilância Sanitária que verificar a questão da higiene no entorno.

Como doar : Acesse o link 

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Tratamento de SaúdeSanta Casa de MisericórdiaCasa de Apoio Madre Ana