Solene

Mães são homenageadas pelo seu dia

Alunos da ACM participaram da sessão solene Foto: Mariana Fontoura
Alunos da ACM participaram da sessão solene Foto: Mariana Fontoura

A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (8/5), sessão solene para marcar a passagem do Dia das Mães. A data, comemorada anualmente no segundo domingo de maio, foi oficializada no Brasil em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Dia das Mães é comemorado há 39 anos, sempre por iniciativa do vereador João Antonio Dib (PP), que presidiu a sessão. A homenagem contou com a apresentação dos alunos da ACM das séries jardim nível B1 e B2, que cantaram músicas para as mães. A solenidade no Plenário Otávio Rocha contou, ainda, com a participação dos vereadores Idenir Cecchim (PMDB) e  Fernanda Melchionna (PSOL).

João Dib afirmou que esta foi, provavelmente a última sessão em homenagem às mães em que participava. Enfatizou que a mãe é a figura mais importante  da sociedade e pediu que todas as crianças amem e respeitem as suas mães. Dib recebeu da ACM uma pintura. A instituição foi a primeira a comemorar, no Brasil, em 12 de maio de 1918, o  Dia das Mães.

Fernanda Melchionna  foi convidada a falar em nome dos filhos. Disse que ainda não é mãe, mas que sua mãe, embora more em Alegrete está sempre presente. Destacou o seu poder de multiplicar o tempo dar atenção e um amor incondicional em todos os momentos da vida. Disse que é por esse amor incondicional que todos vêem nas suas mães a melhor, a mais bonita, a quem tem o cheiro e o abraço mais especial. Idenir Cecchim disse que mãe é tudo. “É um ato de doação”. E referindo-se à vereadora Fernanda afirmou que quem foi boa filha será uma boa mãe.

O padre Ângelo Dall’Alba, da Igreja Congressitas Josefinos de Murialdo, o rabino Mendel Liberow, da comunidade judaica do Rio Grande do Sul, o pastor Douglas Wehmuth, da paróquia São Matheus da Igreja Evangélica Luterana, e Walnyr Goulart Jacques, presidente da Associação Cristã de Moços (ACM), fizeram reflexões sobre a data e finalizaram com uma benção ecumênica.

A Secretária Municipal e Administração Adjunta, Rita de Cássia Redá Elói, participou da homenagem representando o Executivo. Finalizando a homenagem, foram executadas músicas interpretadas por José Jerônimo Filho e, ao teclado, por Antônio Celso Ferreira.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)