PLENÁRIO

Mantido veto do prefeito a homenagem a Paulo da Samu

Movimentação de plenário
Vereadores em Plenário nesta segunda-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre manteve hoje (16/9) veto total do prefeito ao Projeto de Lei do Legislativo nº 027/2019, que denominava Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro Paulo Rogério do Samu o equipamento público conhecido como Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro, localizado na Estrada João de Oliveira Remião. Houve 16 votos pela derrubada do veto e cinco favoráveis à sua manutenção, mas como a votação mínima exigida para a derrubada é de 19 votos, o veto foi mantido. Conforme o Executivo Municipal, embora tenha caráter meritório, a iniciativa “acaba por interferir na administração das unidades de saúde pública municipal”, sendo que é de competência privativa do prefeito “dispor sobre a estrutura, organização e funcionamento da Administração Municipal”.

Paulo Rogério do Samu

O projeto, de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT), buscava homenagear o servidor público municipal de Porto Alegre Paulo Rogério da Silva, falecido em 2017 por complicações ocasionadas por câncer cerebral. Paulo da Samu, como era conhecido, foi um líder comunitário e trabalhador da saúde no Bairro Lomba do Pinheiro. 

Quando prestou concurso público para a Prefeitura, obteve a primeira colocação e foi chamado para trabalhar na antiga Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Logo após, foi aprovado em concurso interno e convocado para prestar serviços no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Tornou-se o primeiro presidente do Sindicato de Condutores de Ambulância do Rio Grande do Sul, em 2013. Permaneceu nessa função até o final de 2016, quando se afastou por motivos de saúde.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)