Homenagem

Marcelo Bertoluci recebe o título de Cidadão de Porto Alegre

Presidente da OAB-RS destacou o trabalho da Ordem Foto: Vicente Carcuchinski
Presidente da OAB-RS destacou o trabalho da Ordem Foto: Vicente Carcuchinski
A Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre para Marcelo Machado Bertoluci, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS), em sessão solene nesta terça-feira (3/9). A honraria foi proposta pelo vereador Elizandro Sabino (PTB), e a sessão foi presidida pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT).

Sabino destacou a advocacia militante do homenageado e disse que o título é também para o trabalho desenvolvido pela OAB. “Antes de se tornar presidente da OAB, Marcelo Bertoluci percorreu um longo caminho, reconhecido por muitos e, agora, pela cidade de Porto Alegre”, afirmou o vereador.

Após receber o diploma, Bertoluci fez uma análise da conjuntura política e social. Além disso, emocionado, fez uma minuciosa retrospectiva de sua vida, ao mesmo tempo em que agradeceu a todos os que fizeram parte de sua jornada pessoal e profissional. Ao final, descreveu sua relação com Porto Alegre, citando as ruas, praças e parques da cidade e desejando um futuro melhor para o local onde ele é, a partir de hoje, Cidadão Emérito.

“Sonho com uma Porto Alegre com a diminuição das desigualdades sociais, com aeroportos que respeitem o direito de ir e vir –  independente do clima – e que ela seja um lugar em que nossos filhos possam viver com dignidade”, listou o advogado, entre outras características que julga necessário melhorar na capital gaúcha.

Homenageado

Advogado e professor universitário, Bertoluci é formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Ciências Criminais, ele é professor de graduação e pós-graduação, atuando nas áreas de direito penal econômico, direito penal, crime tributário, política criminal e direito criminal.

Participaram da cerimônia os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Valter Nagelstein (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), Jussara Cony (PCdoB), Nereu D’Avila (PDT) e Bernardino Vendruscolo (PSD). O procurador-geral de Porto Alegre, João Link Figueira, e o presidente do Conselho de Cidadãos Honorários da Capital, Garibaldi Almeida Wedy, também prestigiaram a solenidade.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)