Homenagem

Marco Santanna recebe título Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Marco Antônio da Cunha Santanna.
    Santanna exibe título proposto por Barbosa (d) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Marco Antônio da Cunha Santanna.
    Familiares e amigos prestigiaram a cerimônia na noite desta terça-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta terça-feira (24/9) sessão solene para concessão do título de Cidadão de Porto Alegre ao líder comunitário Marco Antônio da Cunha Santanna. A homenagem, presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), foi proposta pelo vereador Moisés Barboza (PSDB), que disse que esta é uma noite feliz. “Tenho me chateado bastante nessa Casa se toda essa estrutura produz realmente algo de bom na vida das pessoas, mas com pessoas como Marco, me dou conta que não podemos deixar de acreditar no ser humano e batalhar para que nós tenhamos um mundo melhor”, disse. 

Barbosa ressaltou que o trabalho do homenageado é feito há muitas gerações com a sua família. “Destaco o carinho com que a professora Lourdes, esposa do Marco, acolhe os alunos. Todos que têm a chance de conviver com Marco e sua família encontram um oásis. Fico muito feliz em poder dar luz a essas histórias”, disse. O parlamentar afirmou que o dia de hoje é para reconhecer a dedicação nos pequenos e grandes gestos e sacrifícios de pessoas que fazem bem ao seu entorno. “Eu particularmente já tive momentos difíceis e já fui acolhido. Faço as coisas com sinceridade e entrega e só encontro sentido se eu puder continuar trabalhando por pessoas como tu”, exclamou emocionado. 

Já agraciado com o título de Cidadão de Porto Alegre, Santanna admitiu que a fala de Barbosa o deixou muito emocionado. “Hoje eu não estou aqui por mim, mas todos os que estão aqui presentes. Agradeço à família Santanna que nessa caminhada toda sempre esteve ao meu lado”, disse. Ele lembrou ações importantes que desenvolve, como a festa de Natal das crianças que realiza todos os anos. “Peço que nessa jornada possamos seguir juntos, acho que eu até não mereço tudo isso que vocês colocaram para mim”, concluiu.

Trajetória

Como líder comunitário, Santanna lutou por melhorias de infraestrutura e desenvolvimento social na região. A mobilização conjunta a outras lideranças garantiu conquistas como linha de ônibus para atender a comunidade local, asfalto nas principais vias (Rua João Antonio Lopes e Estrada Antonio José Santana) e a construção de creche comunitária. No ano de 2000, colocou seu nome à disposição para concorrer ao Conselho Tutelar, sendo eleito para o mandato entre os anos 2001 e 2004. Participou de Conselho de Saúde na Unidade de Saúde Herdeiros e do Conselho Distrital de Saúde da região.

Há 38 anos desenvolve o evento Natal Solidário, atendendo a mais de 200 crianças, disponibilizando brinquedos e lanches para as famílias. Santanna também foi fundador, jogador e treinador do time de futebol Agrosantos FC, equipe hexacampeã do campeonato municipal de futebol de várzea de Porto Alegre. Santanna nasceu em 15 de fevereiro de 1955, em Viamão (RS), e mora na Vila dos Herdeiros desde 1972.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.prof. 13.688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)