Artes Visuais

Mariana Riera conquista o 1º lugar no Salão da Câmara

Na abertura oficial do evento, outros artistas do Rio Grande do Sul também receberam prêmios e menções honrosas

  • Cerimônia de premiação do 22º Salão de Artes Plásticas da  Câmara Municipal de Porto Alegre. Na foto, a artista Mariana Riera com sua obra ganhadora do Prêmio Aquisição.
    Mariana Riera e a pintura vencedora do Prêmio Aquisição (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Cerimônia de premiação do 22º Salão de Artes Plásticas da  Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Artistas participantes, Nagelstein e Britto Velho no Plenário (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre inaugurou seu 22º Salão de Artes Plásticas na noite desta terça-feira (6/11), quando foram anunciados os nomes dos artistas premiados. Mariana Riera conquistou o Prêmio Aquisição, com a pintura Grande, em acrílico sobre tela, que passa a fazer parte do acervo do Legislativo. Cinco artistas receberam Prêmios de Incentivo à Criatividade e três foram distinguidas com Menções Honrosas. Com visitação até 6 de dezembro, o evento reúne um total de 54 obras de 25 artistas nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul.

A solenidade de abertura, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (MDB). Ele saudou a todos e salientou a importância de o Legislativo incentivar a cultura em suas diversas formas, citando os eventos promovidos pela Casa, como o Salão, a Mostra de Artes Cênicas e Música, o Concurso Sioma Breitman de Fotografia e a Semana da Consciência Negra. Também anunciou que, no dia 22, será lançada a ópera rock Revolução Farroupilha: uma Saga de Sangue e Metal, idealizada pela Presidência da Câmara. Por fim, lembrou que esta edição do Salão faz uma homenagem especial ao pintor Britto Velho, “um grande artista e referência para todos”.

Mariana Riera agradeceu pelo prêmio recebido e o dedicou à pintora Thiana Sehn, colega que morreu no último fim de semana após sofrer um acidente de carro. Segundo Mariana, foi uma perda imensa de uma artista muito jovem. Já a servidora Cláudia Inácio, chefe do Memorial da Câmara, agradeceu a todos os participantes, aos jurados e aos demais colegas da Comissão Organizadora do evento. 

Prêmio principal

Com tamanho de 150x200cm, a pintura vencedora do Prêmio Aquisição e as outras quatro obras de Mariana Riera exibidas no Salão compõem uma série trabalhada por ela há alguns anos. O processo de criação começa com a obtenção de fotografias nas quais o modelo – geralmente um dos filhos da artista – é clicado deitado no chão, subvertendo o formato tradicional de retrato. Na etapa posterior, essas imagens servem de referência para pinturas ou desenhos em pastel seco. Seu trabalho é o tema do estudo O impulso amoroso: um olhar sobre os retratos de Mariana Riera, de Marilice Corona, publicado em 2015 na Revista GAMA, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa & Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes.      

Nascida em 1982 em Porto Alegre (RS), Mariana Riera é formada em Artes Visuais/Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Participa do Studio P, grupo de extensão de pesquisas e práticas em pintura, e também ministra oficinas e integra o núcleo de pintura Ateliê 1. Segue seus estudos em arte e educação na Ufrgs. Em 2014, venceu o 3º Prêmio Ieavi de Artes Visuais da Sala Augusto Mayer e, dois anos antes, conquistou o 7º Prêmio Açorianos em Melhor Exposição Coletiva de Pintura e Desenho, pela participação em A Novíssima Geração, realizada no Museu do Trabalho.

Premiados, menções e selecionados

Confira a lista dos artistas participantes do 22º Salão da Câmara:

Prêmio Aquisição (R$ 9 mil)
Mariana Riera – Grande (pintura em acrílico sobre tela), 2018

Prêmios de Incentivo à Criatividade (R$ 2,5 mil cada)
André Antunes – série Cautcho sobre Asfalto e outros Atalhos (fotografias), 2018
Carusto Camargo – Coletores Agrupamento e Coletores Negação (fotos sobre cerâmica), 2018
Daiana Schropel – Elena LandKraut no Brasil: A Comemoração de um Centenário (instalação), 2018
Ise Feijó – Silêncio e Investigação em Torno da Palavra Eu (pinturas em óleo sobre tela), 2018
Marcelo Bordignon – Sem título, “” e Portas (pinturas em óleo sobre tela), 2018

Menções Honrosas
Karine Perez – Foro Romanum, da série Habitações (fotografia digital), 2016
Luana Alt – Lac Actus: Ciclo de Vida, Anartia Amathea Fenestra e Comparação entre Espécies (ferragens, borboletas e alfinetes), 2016
Vera Wild – Praia do Arroio do Sal e Inverno (gravuras), 2017 e 2016 

Demais selecionados: Ana Mahler, Artur Veloso, Bianca Santini, Bruno Tamboreno, Carlos Donaduzzi, Catiuscia Dotto, ESAbreu, Gustavo Walbrohel, Jana Castoldi, Jander Rama, Jane Cainelli, Leonardo Valle, Letícia Parraz, Luci Sgorla, Manoela Furtado, Verlu Macke.

Jurados

Compuseram a Comissão de Seleção e Premiação: Ana Aita, artista visual e diretora do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS); Leandro Selister, artista visual e designer; e Niúra Ribeiro, artista visual e professora do Instituto de Artes da Ufrgs. Os jurados analisaram os 98 portfólios (e 264 obras) inscritos por artistas oriundos de 15 cidades. Na escolha dos trabalhos, o júri levou em consideração os critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física e conceitual aos espaços expositivos da Câmara.

Visitação

Montado em espaços culturais no térreo e no segundo piso da Câmara Municipal de Porto Alegre, o Salão pode ser visitado até 6 de dezembro, de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 18 horas, com exceção do feriado de 15 de novembro, quando a Casa estará fechada. Entrada gratuita. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:Mariana Riera22º Salão de Artes da Câmara Municipal de Porto Alegrearte do Rio Grande do Sul