Cultura

Mark Fonser expõe esculturas em ferro e aço na Galeria Clébio Sória

  • Exposição "Expressões em Ferro e Aço" de Mark Fonser.
    Figuras humanas em movimento são uma das temáticas do artista (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Exposição "Expressões em Ferro e Aço" de Mark Fonser.
    Animais marinhos se destacam na mostra montada na Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
Expressões em Ferro e Aço é a exposição do artista Mark Fonser em cartaz na Galeria Clébio Sória, situada no térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. Compõem a mostra 12 esculturas em ferro e aço inoxidável, além de cinco pinturas em acrílico sobre tela, que podem ser visitadas até o dia 22 de junho.

A paixão pelo mar fica evidente nas criações do porto-alegrense Mark Fonser, que começou a trabalhar com metal em 1993 e morou por muitos anos no Rio de Janeiro e em Florianópolis. Diversas peças com esta temática fazem parte da exposição montada na Câmara, entre máscaras, cabeças, guerreiros, arqueiros, santos, anjos, animais e figuras humanas em movimento – em cenas de futebol, surfe e balé. 

Com formação essencialmente autodidata, Fonser realizou 17 exposições individuais e cinco coletivas em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras cidades, e participou de cinco mostras internacionais. O artista também é conhecido por criar troféus para campeonatos de skate e surfe e congressos de entidades - entre elas a Associação Nacional da Magistratura do Trabalho (Anamatra). A Rede Globo de Televisão já exibiu algumas de suas esculturas nos cenários das novelas As Três Irmãs, Da Cor do Pecado e Como uma Onda.

A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, no térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Entrada gratuita. Apoio do gabinete da vereadora Sofia Cavedon (PT) e da Seção de Memorial. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)