Causa Animal

Maroni destaca a importância da aprovação do projeto SAMUVET

Período de Comunicações Temático: Cultura Doadora. Na foto: Vereador Rodrigo Maroni
Maroni destaca a importância da aprovação do projeto SAMUVET (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O vereador Rodrigo Maroni protocolou na Câmara Municipal de Porto Alegre Projeto de Lei que visa implantar na capital o Serviço Municipal de Atendimento Médico-Veterinário (Samuvet). Conforme Maroni, o objetivo é incluir o atendimento de saúde, emergencial ou não, de cães e de gatos vítimas de acidentes, maus-tratos ou doenças e a conscientização da população à causa animal por meio do Serviço Municipal de Atendimento de Urgência Veterinária (Samuvet), através de unidades móveis que se deslocariam pelos bairros de Porto Alegre, principalmente os mais carentes.

De acordo com o PL, as unidades móveis do Samuvet serão equipadas inclusive para castração, coleta de material para exame, vermifugação, vacinação, cirurgias de pequeno porte emergenciais e remoções. “Além disso, os veículos contarão com uma equipe composta por: cirurgião; anestesista; assistente; motorista e educador. Isso é o mínimo que devemos fazer para os animais”, explica. A proposta ainda aponta que o cadastro no Samuvet e o itinerário de suas unidades móveis estarão disponíveis em site próprio, com programação, links e informações disponíveis à população municipal. 

O horário de funcionamento das unidades-piloto do Samuvet será estabelecido conforme a demanda, e as despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário. “A Samuvet é um projeto de extrema urgência para os animais de nossa cidade que todos os dias morrem por falta de atendimento adequado, principalmente os de rua, os de protetoras e os de famílias de extrema pobreza”, ressalta Maroni.

Vereador Rodrigo Maroni na tribuna do plenário (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Maroni destaca a importância da aprovação do projeto SAMUVET