Tribuna Popular

Mastologista destaca prevenção para a redução de casos do câncer de mama

Rogério Grossmann sugeriu uso de tecnologias da informação para informar sobre esta doença

Prevenção do câncer de mama. Na foto, médico mastologista Dr. Rogério Grossmann.
Médico da Santa Casa, Grossmann lamentou tempo de espera no SUS para atendimento de pacientes (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

“Ao final dos 10 minutos que me foram concedidos aqui nesta tribuna, um novo caso de câncer de mama será diagnosticado.” Ao fazer esta afirmação ao plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, Rogério Grossmann destacou a importância da divulgação e da informação para que casos desta doença sejam reduzidos. Ele ainda completou: “Ao final do dia, uma ou duas mulheres devem morrer”. Médico e integrante da Sociedade Brasileira de Mastologia, Grossmann falou a vereadores e vereadoras no período de Tribuna Popular da sessão ordinária desta quinta-feira (24/10).

Em sua explanação sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama, Grossmann lamentou o prazo, entre 120 e 150 dias, verificado no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de mulheres que buscam exames e orientação sobre este assunto. “Isto é o que nos distancia dos países desenvolvidos, o tempo de espera”, destacou ao lembrar que há tecnologia à disposição para os procedimentos. “O grande gargalo não é a espera pela cirurgia”, afirmou ao revelar que, na Santa Casa de Misericórdia da Capital, uma cirurgia de mama é feita em até 35 dias desde o diagnóstico.

“Precisamos mudar conceitos básicos, e não só prevenir”, salientou ainda o médico dizendo que as abordagens devem ser aceleradas com o uso de tecnologias de informação disponíveis, desde sítios eletrônicos até redes sociais e de mensagens, para que modos de prevenção e de autoexames alcancem um maior número de mulheres. “Todos precisam saber. É preciso educar em como agir em relação ao câncer de mama”, disse Grossmann, citando a importância de atividades físicas e a redução do uso de álcool, como meios de prevenção. “Todos precisam se cuidar bem, se cuidar melhor, se cuidar com carinho.”

Divulgação

Ao destacar a presença de Rogério Grossmann na Tribuna Popular e a importância do assunto abordado, bem como a necessidade de divulgação deste tema, o vereador Márcio Bins Ely (PDT) afirmou que os dados sobre o câncer de mama sensibilizam a todos. “Estamos à disposição para colaborar”, destacou citando a importância de serem implementadas políticas públicas voltadas à redução de pacientes desta doença. O vereador recordou ainda outras formas de divulgação realizadas neste mês, denominado de Outubro Rosa, como a Caminhada das Vitoriosas, que ocorre no Parque da Redenção.

Também saudaram a presença do médico mastologista, na sessão desta tarde, os vereadores Engenheiro Comassetto (PT), Airto Ferronato (PSB), Dr. Goulart (PTB), Professor Wambert (PROS), Valter Nagelstein (MDB) e Mônica Leal (PP).

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:SUSMastologistaCâncer de MamaOutubro Rosa