Plenário

Médico Marcos Rovinski será Cidadão Emérito

Movimentação em Plenário - Municipários pedem solução para salários atrasados. Na foto: Vereador Dr. Thiago Duarte na tribuna do plenário.
Vereador Dr. Thiago Duarte (DEM) é o proponente da homenagem (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (21/12), o projeto do vereador Dr. Thiago Duarte (DEM) que concede o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao médico Marcos Rovinski. Nascido em Porto Alegre, em 25 de novembro de 1951, Rovinski, influenciado por seus pais, optou pela medicina visando ao bem-estar do próximo. Na juventude, realizou seu curso primário no Instituto de Educação General Flores da Cunha e o secundário no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, onde teve atuação política nos anos de 1966 a 1969, fazendo toda sua formação em escolas públicas.

Em 1970, Rovinski ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), graduando-se em 1975. Em 1976, fez residência médica em medicina interna no Hospital Nossa Senhora da Conceição e, nos anos de 1977 e 1978, em endocrinologia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Atuou, e ainda atua, em clínica privada, em consultório e nos hospitais Ernesto Dornelles, Mãe de Deus e Moinhos de Vento.

Em 1985, o futuro homenageado fez concurso para medicina do trabalho na prefeitura de Porto Alegre. Em 1986, fez concurso para perito médico-legista, sendo aprovado para o curso na Escola de Polícia. Foi também um dos criadores da Associação Gaúcha de Peritos Médicos-Legistas, Odonto-Legistas e Químicos-Toxicologistas (depois transformada em Agapel), sendo seu primeiro presidente.

Em 1997, por ocasião da aprovação da Lei Complementar que criava oficialmente o IGP, foi nomeado diretor do recém-renomeado Departamento Médico-Legal (DML), ficando nessa função até dezembro de 1998. "Rovinski também iniciou, nessa época, o planejamento estratégico para organização da regionalização dos Postos Médico-Legais (PML) do interior do Estado, elaborando convênios com entidades públicas e comunitárias para melhorar o atendimento às comunidades", lembra Dr. Thiago.

"Convicto de que, em casos de violência doméstica e sexual, principalmente em vítimas mulheres e crianças, havia lesões que não apareciam no corpo, mas deixavam marcas na alma, trabalhou ativamente para a criação de um Serviço de Perícias Psíquicas na estrutura do DML. Com essa iniciativa, pode ver realizada a criação do serviço com o ingresso de psiquiatras e psicólogos na estrutura da instituição, sendo o atendimento, inicialmente, voltado a crianças, mas, posteriormente, com a possibilidade de ser estendido a outras vítimas, especificamente mulheres", diz Thiago. Em 2011, Rovinski foi novamente convidado a ocupar o cargo de Diretor do DML.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)