Palestra

Memorial da Câmara participa de seminário sobre violência

Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal
A sede da Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

Nesta quinta feira (20/10) pela manhã, o pesquisador Jorge Barcellos, do Memorial do Legislativo da capital gaúcha e doutor em Educação, apresenta, no Seminário Internacional Violência, Conflitos Sociais e Cidadania, a palestra A Contribuição da Câmara Municipal na Formulação de Políticas de Segurança na Cidade de Porto Alegre. O evento, aberto no dia 18, ocorre a partir das 8 horas no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com painéis que tratam de temas como segurança e insegurança em diversos aspectos, conflitos sociais, atores sociais em relação à violência, o contexto latino-americano, modos de educação policial e crime organizado, entre outros. O trabalho de Barcellos é o único a tratar do papel das Câmaras Municipais nesse processo.

Barcellos conta que José Vicente, um dos criadores do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC) e um dos organizadores do evento, acredita que “se não conseguimos resolver essas novas questões sociais, pelo menos demos uma resposta em termos de pesquisa, produção de conceitos, de conhecimento, de explicações e contribuição na construção de políticas públicas”. O pesquisador do Memorial também diz que, para o representante da Secretaria de Segurança Pública, major Roberto dos Santos Donato, "as soluções na segurança pública se atrelam ao estudo do Direito, da questão do estudo de leis, esquecendo-se dos estudos de políticas públicas e da sociologia, necessários para área de segurança pública”.

Para o servidor do Memorial, autor do estudo sobre o Legislativo de Porto Alegre, desconhecemos o papel da Câmara Municipal, e isto é um erro. "Encontrei 554 proposições produzidas durante a redemocratização, no período entre 1985-2016 e encontrei 44 projetos de lei do Legislativo só de segurança pública entre inúmeras outras proposições. Analisei por legislatura, estabeleci uma tipologia de temas e por partido. Nada disso havia sido feito antes e é só o começo", diz Barcellos.

O seminário tem a participação de 400 inscritos e 50 palestrantes. Promovem o evento: o Ilea, o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) e o Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania da Ufrgs. Há transmissão ao vivo pelo canal do Ilea no Youtube.

O que: Seminário Internacional Violência, Conflitos Sociais e Cidadania
Onde: sala 111 do Ilea/Ufrgs (Avenida Bento Gonçalves, 9500)
Quando: 20/10/2016
Horário: das 8 horas às 10h45min

Assessoria de Imprensa/CMPA