HABITAÇÃO

Moisés Barboza Maluco do Bem participa de entrega de apartamentos populares na Restinga

Ao todo foram 580 apartamentos. Mais 180 unidades estão sendo aprontadas para a entrega. Investimento é da Caixa Federal com contrapartida da prefeitura

Foto: Luciano Lannes/PMPA
Foto: Luciano Lannes/PMPA

O líder do governo na Câmara Municipal, Vereador Moisés Barboza Maluco do Bem (PSDB), participou na manhã desta segunda-feira (4) de cerimônia de entrega de 580 apartamentos no bairro Restinga. 

A Prefeitura de Porto Alegre realizou nesta segunda-feira, 4, a entrega simbólica das chaves para as novas famílias que estão recebendo moradias no Residencial Jardim Belize, no bairro Restinga. O empreendimento teve um investimento total de R$ 53,8 milhões, da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, e de outros R$ 5,2 milhões da prefeitura. Serão beneficiadas 760 famílias com unidades residenciais nas duas quadras prontas do condomínio e nos blocos que estão em fase final de regularização. (Fotos)

 
Depois de repassar as chaves simbolicamente para moradores que representaram o condomínio, o prefeito Nelson Marchezan Júnior saudou as equipes que trabalharam para que essa conquista fosse possível. O prefeito destacou a dificuldade financeira pela qual passa a Prefeitura de Porto Alegre e enfatizou que as mudanças são difíceis, mas necessárias. “Temos que buscar soluções a longo prazo e para isso precisamos mudar a direção. Discurso fácil não resolve problemas. A matemática, o cuidado com o dinheiro público, resolve e oferece segurança para o futuro”, esclareceu. “Hoje atendemos às necessidades de algumas pessoas, mas a questão habitacional não é um tema fácil e não pode ser resolvido com demagogia”. O prefeito salientou que a geração de empregos e o incentivo ao empreendedorismo são questões que podem influenciar positivamente para a redução do déficit de moradias, porque leva à independência financeira. 
 
Unidades habitacionais - A quadra A do Residencial Jardim Belize possui 13 blocos de cinco andares, totalizando 260 apartamentos (20 por bloco). Os contratos com a Caixa Econômica Federal foram assinados em 17 de agosto, e os moradores iniciaram as mudanças no último dia 31. 
 
Na quadra B, são 16 blocos de cinco andares, com 320 apartamentos ao todo (20 por bloco). Os contratos com a instituição financeira foram assinados nessa sexta-feira, 1º de setembro, e o início das mudanças está marcado para o dia 18 de setembro. Está em fase de regularização a quadra C, com 180 residências em nove blocos de cinco andares (20 apartamentos por bloco). Os moradores já estão selecionados aguardando a assinatura de contrato com a Caixa. "É um momento de alegria, de vermos tantos sorrisos. Muitos dramas encerram-se hoje", disse o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Mário Marchesan.
 
As famílias contempladas se inscreveram no Programa Minha Casa Minha Vida e atendem a critérios e parâmetros do Ministério das Cidades. O empreendimento conta, ainda, com 38 unidades adaptadas, com acessibilidade, localizadas no andar térreo. (com texto da Assessoria de Imprensa PMPA)