Presidência

Mônica Leal acompanha anúncio de retomada da duplicação da BR-116

A presidente Mônica Leal participa de palestra na Associação Comercial e Industrial de Camaquã. A presidente e o Exército falaram da retomada das obras de duplicação da BR-116.
Presidente foi a Camaquã para evento sobre a duplicação da rodovia (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Uma das obras mais aguardadas pelos gaúchos, a duplicação da BR-116, que liga a Capital ao Sul do Estado, foi retomada neste mês de março. Os trabalhos para a duplicação de dois lotes da estrada, entre Guaíba e Tapes, serão executados pelo Exército Brasileiro. O anúncio foi dado pelo Comandante do 4º Grupamento de Engenharia, Ivan Alexandre Correa Silva, durante uma palestra na Associação Comercial e Industrial de Camaquã, que contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal(PP).

Em seu discurso, Mônica Leal destacou que a BR-116 é fundamental para o escoamento da produção e o turismo no Estado. "A duplicação do trecho Sul da rodovia é uma demanda antiga. As obras começaram em 2012, com previsão inicial de término até 2015. A falta de verbas destinadas pelo governo federal, no entanto, fez com que a construção fosse paralisada por diversas vezes, com o consequente atraso da entrega final", salientou. A presidente se colocou à disposição do prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB) no que for possível para ajudar na conclusão da duplicação. 

Os militares que desembarcaram em solo gaúcho estão responsáveis por montar os alojamentos para abrigar a equipe que executará os trabalhos. Os 50,8 quilômetros de duplicação dos lotes 1 e 2 serão retomados pelo 1° Batalhão Ferroviário de Lages (SC). "Por ser um órgão público, o funcionamento do Exército é bem diferente de uma empreiteira, tudo depende de licitação. Não contratamos restaurante para as nossas refeições, por exemplo. Tudo é construído por nós", explicou o comandante do batalhão. 

No primeiro trecho, entre Guaíba e Barra do Ribeiro, foram executados 62,2% dos serviços. Já no segundo, de Barra do Ribeiro a Tapes, foram 70,5% dos trabalhos previstos. Atualmente, cinco dos dez lotes estão com execução em andamento.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)