Presidência

Mônica Leal recebe Fórum permanente de Mobilidade Humana

Presidente Mônica Leal recebe os vereadores Marcelo Sgarbossa, Aldacir Oliboni, Alvoni Medina e José Freitas para tratar do Fórum de Mobilidade Urbana.
Presidente (c) confirmou realização de audiência pública (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O crescente número de imigrantes que chegam a Porto Alegre diariamente foi tema de uma audiência, realizada na manhã desta quinta-feira (23/5) entre a presidente da Câmara Municipal, vereadora Mônica Leal (PP), e o coordenador do Fórum permanente de Mobilidade Humana, Mario Fuentes, que requereu à mesa diretora do legislativo a cedência de espaço na Casa para realização de uma audiência pública, no dia 17 de junho, para tratar sobre o assunto. 

Junto aos vereadores Marcelo Sgarbossa (PT), Aldacir Oliboni (PT) e Hamilton Sossmeier (PSC), Mario ressaltou que a igreja Pompéia acolhe cerca de 500 imigrantes por mês. “São em torno de 52 nacionalidades presentes na capital. Essa é uma realidade concreta que precisa ser debatida, por isso nossa ideia é unir poder legislativo e entidades, pois sozinhos não estamos dando conta de atender a demanda crescente”, relatou, lembrando que a capital não aderiu ao Programa de Imigração dos Venezuelanos. 

Sarai Brixner, integrante do Fórum, reforçou a fala de Mario, destacando que a entidade que representam é formada por voluntários e que a principal dificuldade é encontrar estruturas para abrigar os estrangeiros, que fogem de seus países por questões de sobrevivência. Sensível às questões humanitárias, a presidente Mônica informou que a solicitação de espaço para a audiência pública foi acolhida. “Quando recebemos essa pauta, busquei priorizá-la. Sei o quanto essa situação é difícil, mas podemos revertê-la, vejam o caso dos judeus, por exemplo, que acompanho de perto. Vieram em grande quantidade para o Brasil e hoje têm uma comunidade que prosperou em todo o estado, assim como italianos e alemães, por exemplo”, afirmou. 

Mônica Leal sugeriu que para a audiência pública sejam convidados os órgãos públicos, entidades e autoridades vinculadas ao assunto, bem como sejam divulgados aos veículos de comunicação a realização da mesma. 

 

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.prof.13688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)