Comissões

Moradores da Auxiliadora pedem solução para terreno

Corrêa, ao microfone, falou sobre uso de terreno Foto: Camila Domingues
Corrêa, ao microfone, falou sobre uso de terreno Foto: Camila Domingues

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre tratou nesta terça-feira (1º/7), durante reunião, sobre a passagem de veículos no acesso de ligação da Rua Mata Bacelar com a Rua Coronel Bordini, localizadas no Bairro Auxiliadora, Zona Norte da Capital.

Conforme Rosana Volpato, representante de grupo de moradores e comerciantes daquele bairro, comprovado por um abaixo-assinado com mais de 700 assinaturas, existe uma área, de 80 metros, localizada entre as ruas Xavier Ferreira e Coronel Bordini que teria sido usada como canteiro de obras pelo DEP durante a construção do Conduto Álvaro Chaves.

Essa área seria de propriedade do Dmae, segundo disse Rosana. Ela informou ainda que o terreno estaria destinado, após a conclusão das obras do conduto, de acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) para circulação de veículos. “Qual não foi a nossa surpresa ao tomarmos conhecimento pela imprensa de que ali seria feita uma praça”, disse Rosana solicitando que a lei seja cumprida.

João Corrêa, presidente da Associação dos Moradores da Auxiliadora (AMA), comunicou que em 2004 a comunidade teria realmente solicitado à prefeitura para que o local fosse transformado em praça. “Como área de lazer e passagem de pedestres, pois assim teria uma utilidade e não ficaria com características de abandono”. Corrêa ressaltou que a AMA não tem intenção de polemizar e que pretende buscar um consenso.

Conforme a engenheira Elaine Ferreira, da Smov, na prefeitura de Porto Alegre existe de fato um gravame destinando o terreno para construção de uma rua. “Mas até o momento não existe previsão de verba no Orçamento para isso”. Paulo Shreiner, coordenador de projetos especiais da EPTC informou que nesse órgão também não existe projeto específico para o terreno. “Somos a favor do gravame, pois necessitamos de alternativas para desafogar o trânsito”.

Posições

Elói Guimarães (PTB), presidente da Cuthab, disse que para qualquer alteração no Plano Diretor é necessária uma decisão legislativa. “Do contrário, a área está destinada para a criação de uma rua, conforme informação da prefeitura”.

Adeli Sell (PT) que propôs a pauta desta tarde, sugeriu que a comissão peça à prefeitura a abertura de um expediente solicitando um estudo de viabilidade no local. “Estamos votando esse ano aqui na Casa alterações no Plano Diretor e quem sabe faremos um estudo sobre o melhor destino do terreno”, considerou.

João Bosco Vaz (PDT) também fez uma sugestão: “Quem sabe a comunidade se organiza e faz um estacionamento ou área de lazer, com cessão pela prefeitura, de uso precário, até que que se resolva o problema”.

Alceu Brasinha (PTB) e Ervino Besson (PDT) também acompanharam a reunião.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Ouça:
Comunidade diverge sobre abertura de rua na Auxiliadora