Comissões

Moradores da Vila Filomena pedem benfeitorias no Bairro

Comissão ouviu reivindicações para infra-estrutura da Vila Santa Filomena Foto: Camila Domingues
Comissão ouviu reivindicações para infra-estrutura da Vila Santa Filomena Foto: Camila Domingues

O presidente da Associação dos Moradores da Vila Filomena, João Batista Gonçalves, encaminhou na tarde desta terça-feira (3/6), na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal, solicitação de conserto de passarela na Rua Campina do Sul, sobre o Arroio Taquara, na Parada 15, Bairro Lomba do Pinheiro. De acordo com Gonçalves, quando chove, os canos instalados sob a passarela não estão dando vazão à água, o que já comprometeu, segundo ele, sua estrutura. O problema, segundo o presidente da Associação, também vem causando alagamentos no Beco Marau.

O representante do DEP, engenheiro Marco Antônio Silveira, defendeu que deve ser providenciada uma limpeza geral embaixo da passarela, o que possibilitará um pouco mais de vazão à água. “Se o tempo permitir, amanhã mesmo estaremos no local”, prometeu. Marco Antônio salientou, no entanto, que a grande maioria das áreas localizadas nessa região são irregulares. “Nesse tipo de local não podemos fazer muitas melhorias”, informou.

Para a vereadora Maristela Maffei (PCdoB), que encaminhou o problema à Comissão, a solução imediata seria o restabelecimento da passarela, o que possibilitará o acesso dos moradores ao Bairro. Ervino Besson (PDT) também pediu que fosse priorizado o conserto do pontilhão.

Adriano Gularte, que representou a Smov na reunião, informou que a Secretaria vem recebendo, ao longo do tempo, diversas solicitações no sentido de que sejam feitos consertos ou construção de pontilhões em bairros da Cidade. “Muitos são construídos pela própria comunidade e deterioram-se com mais facilidade”, considerou. Gularte informou também que a Smov vem procurando atender essas demandas. “Mas é preciso considerar o orçamento da Secretaria”, ressaltou. Prometeu, porém, que vai encaminhar a reivindicação aos técnicos para que seja feita uma avaliação no local. “Precisamos saber se é possível recuperar a passarela”.

O presidente da Comissão, Elói Guimarães (PTB), que conduziu os trabalhos, considerou justa a reivindicação da comunidade. “É preciso que as comunidades persistam em suas reivindicações”, defendeu.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Ouça:
Nova Passarela para a Vila Santa Filomena sai em dois meses