Praças e Parques

Moradores pedem à CECE ajuda para revitalização do Parque dos Nativos

SMAM prometeu ir até o final da semana fazer a limpeza e a capina do local

Visita à Praça Parque dos Nativos, na Vila Ipiranga. Na foto: vereadores Tarciso Flecha Negra, Sofia Cavedon e Reginaldo Pujol com moradores do entorno e o supervisor de Parques, Praças e Jardins da SMAM, Albano Assis (à direita)
Visita à Praça Parque dos Nativos, na Vila Ipiranga. Na foto: vereadores Tarciso Flecha Negra, Sofia Cavedon e Reginaldo Pujol com moradores do entorno e o supervisor de Parques, Praças e Jardins da SMAM, Albano Assis (à direita) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (CECE), presidida pelo vereador Tarciso Flecha Negra, esteve na tarde desta terça-feira (17) visitando o Parque dos Nativos, na Vila Ipiranga, na Zona Norte da capital gaúcha. Moradores do entorno do local solicitaram a presença dos parlamentares. Eles pedem que seja feita uma revitalização da praça, que abrange uma grande área, com cinco campos de futebol e uma quadra de vôlei, além de uma cancha de bocha. Além dos vereadores, compareceram também representantes da Secretária do Meio Ambiente (SMAM) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Depois de fazer uma avaliação de todos os problemas, o Supervisor de Praças, Parques e Jardins da SMAM, Albano Assis, prometeu mandar, até o final desta semana, uma equipe para fazer a limpeza e a capina do Parque dos Nativos."A falta de segurança aqui é muito grande. Tudo escuro. A iluminação é muito precária. A quadra de bocha é muito pouco utilizada. Serve apenas para a drogadição e para esconderijo de assaltantes. De um tempo pra cá, o Parque dos Nativos foi abandonado. Os galhos das árvores podem cair a qualquer momento e machucar alguém. O mato está invadindo os campos de futebol. O calçamento precisa ser reformado. Tem cano estourado também", reclama Arlete Ernandes, de 63 anos, que mora no entorno do local.


"Vamos retirar essa quadra de bocha, que está sendo mal utilizada. Vamos dar uma geral no parque", disse o representante da SMAM.

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Oswaldo Aranha, que fica perto do Parque dos Nativos, também não conseguem utilizar o local e entregaram ao presidente da CECE, vereador Tarciso Flecha Negra, um abaixo assinado pedindo a revitalização. Um outro abaixo assinado foi entregue pelos moradores do entorno.

"O importante nisso tudo é a união da comunidade em busca de um objetivo, que é a revitalização do Parque dos Nativos. Vamos levar até o Poder Executivo o que foi visto. O pedido deles está totalmente correto. O vereador é um fiscal da comunidade", disse o vereador Tarciso.

Além do presidente da CECE, estiveram presentes na visita os vereadores Reginaldo Pujol e Sofia Cavedon.