Comissões

Moradores pedem melhorias na Praça Jorge Bastane

  • Comissão visita Praça Jorge Bastane para ouvir comunidade que requer melhorias no local.
    Comissão visita Praça Jorge Bastane para ouvir comunidade que requer melhorias no local. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Comissão visita Praça Jorge Bastane para ouvir comunidade que requer melhorias no local.
    Comissão visita Praça Jorge Bastane para ouvir comunidade que requer melhorias no local. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Iluminação precária, grama alta, quadra esportiva não utilizada, insegurança, poluição e ambiente de drogadição. Realidade em muitas praças da cidade, este foi o cenário encontrado pelos vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) ao visitarem a praça Jorge Bastane, que fica no bairro São Sebastião, zona norte de Porto Alegre. “Não temos como convidar amigos ou vizinhos e utilizar o ambiente para lazer, nem trazer as crianças para brincar aqui”, diz o eletricista Alexandre Avancini, pai de três filhos que mora defronte ao local.

Solicitando que sejam feitas melhorias estruturais e ambientais, os moradores visam aproveitar o espaço como ambiente de lazer, como aponta Gladys Marques Prochnow. “Muitas árvores precisam ser podadas, além da limpeza que deve ser feita, para que possamos utilizar a praça, trazer as crianças, passear com os cães e praticar esportes.” Ao mesmo tempo em que apresentou as solicitações da comunidade, ela mostrou-se otimista. “Se tantos vereadores vieram, nossa expectativa é de algo seja feito” disse.

Ao ouvir as pessoas que residem próximas à praça, o presidente da Cece, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), afirmou que a comissão buscará atender às demandas solicitadas junto aos órgãos competentes. “Queremos que o local esteja adequado à prática de esportes, lazer e convivência, pois é um direito da comunidade”. Vice-presidente da comissão, o vereador Reginaldo Pujol (DEM) ressaltou que o pedido coletivo tem mais força do que o individual. “Vamos buscar atender as demandas, pois a comunidade se beneficiará com as melhorias”. Também estiveram presentes na visita os vereadores Mendes Ribeiro (PMDB) e Dinho do Grêmio (DEM).

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)