Obituário

Morre Ester Zuccalmaglio, ex-vereadora de Porto Alegre

O velório ocorrerá na Câmara, que cancelou a sessão plenária da tarde desta segunda-feira

  • Ex-vereadora Ester Zuccalmaglio.
    A foto da ex-parlamentar na galeria Mulheres no Poder Municipal (Foto: Esteban Duarte/CMPA)
  • Ex-vereadora Ester Zuccalmaglio.
    Ester em uma foto recente publicada no Facebook (Foto: Arquivo Pessoal)

A Câmara Municipal de Porto Alegre não realizará a sessão ordinária da tarde desta segunda-feira (11/7) por motivo de luto pela morte da ex-vereadora e advogada Ester Von Zuccalmaglio, que atuou na Casa pelo Partido Democrático Social (PDS) - hoje PP. O velório ocorrerá no Teatro Glênio Peres, no 2º piso da Câmara, a partir das 13h30min. A cerimônia de cremação será amanhã (12/7), entre 9h30min e 10h30min, no Cemitério João XXIII.

A morte de Ester, segundo a família, foi causada por uma infecção pulmonar. Ela estava internada havia 19 dias no Hospital São Lucas, da Pucrs, para tratar de uma diverticulite, no intestino. O problema se agravou e evoluiu para uma peritonite, o que afetou também os pulmões. 

Jaci Ester Von Zuccalmaglio nasceu em 5 de julho de 1939, em Marcelino Ramos (RS), filha de Ermínio Antônio de Souza e Carolina Santa de Souza. Casada com Henrique Pedro Von Zuccalmaglio, teve três filhos: Henrique Pedro, Geraldo e Fernanda. Suplente do PDS entre 1977 e 1983, Ester exerceu a vereança, em substituição ao vereador Martim Aranha, em três períodos de 1980: de 20 de junho a 4 de julho, de 7 a 31 de julho e de 5 a 25 de agosto. Sua foto faz parte da galeria Mulheres no Poder Municipal, que fica no saguão do Plenário Otávio Rocha, da Câmara.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)