Institucional

Mostra homenageia o Dia Internacional da Mulher

Folder da exposição Centenário do 8 de Março Foto: Reprodução
Folder da exposição Centenário do 8 de Março Foto: Reprodução
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Porto Alegre promove a  exposição Centenário do 8 de Março - 1910/2010, que narra a trajetória do movimento feminista no Brasil e no mundo. A origem da data, as lutas pelo direito ao voto e a participação feminina na Câmara estão entre os temas abordados pela Mostra.

Em 26 de agosto de 1910, foi proposto por Clara Zetkin, jornalista e ativista política alemã, a criação do Dia Internacional da Mulher, em homenagem às tecelãs de Nova Iorque que padeciam com as más condições de trabalho. A partir desta data, a defesa dos direitos da mulher espalhou-se nos continentes europeu e americano, manisfestando-se fortemente no Brasil nas décadas de 1970 e 1980, com a luta das brasileiras pela igualdade de gênero na política e no trabalho.

A participação feminina na Câmara Municipal é lembrada com as primeiras vereadoras de Porto Alegre, Julieta Battistioli e Dercy Furtado. Julieta foi uma das primeiras mulheres a empunhar a bandeira feminista na Capital.

A exposição "Centenário do 8 de Março - 1910/2010" tem entrada franca e ocorre até o dia 21 de março de 2014, no saguão do Plenário Otávio Rocha.

Horários de visitação 

De segunda a quinta-feira, das 8h30 às 18h, e sexta-feira das 8h30 às 16h30.

O Memorial da Câmara Municipal disponibiliza gratuitamente o serviço de visita orientada por monitores. Para mais informações: (51)3220-4318

Texto: Juliana Demarco (Estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)