CULTURA

Mostra "O Riso é Risco - Independência em Risco" retorna à Câmara

A mostra, que reúne 36 desenhos de humor, de 19 cartunistas, fica até o dia 23 de setembro no Legislativo.

  • Exposição de cartuns
    Cartuns ficarão expostos até 23 de setembro no segundo andar do Legislativo, em frente ao Plenário Otávio Rocha
  • Abertura da exposição "Rir é Risco".
    Público prestigiou reabertura nesta segunda-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os 36 desenhos de humor, de 19 cartunistas gaúchos, voltaram a ser expostos na Câmara Municipal de Porto Alegre. Eles ficarão disponíveis até o dia 23 de setembro no segundo andar do Legislativo, em frente ao Salão Adel Carvalho. Organizada pela Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar) e proposta pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), a mostra intitulada O Riso é Risco - Independência em Risco revela traços gráficos e cômicos. 

“Armados com seus lápis, pincéis e tintas, denunciam o autoritarismo, a intolerância e a violência”, destaca o cartaz de abertura das charges. A ideia dos cartunistas é, por intermédio do riso, “apontar para o perigo real da entrega do território, da cultura e da riqueza nacional”. Para eles, o humor não apenas liberta, como também esclarece. E, é nesse sentido, que descrevem a oportunidade como um “grito pela independência, pela nossa liberdade de pensar, agir e existir”.  

Expositores

Integram o grupo de 19 expositores: Edgar Vasques, Santiago, Vecente, Dóro, Elias, Alexandre Beck, Alisson Affonso, Bier, Bruno Ortiz, Edu Oliveira, Eugênio, Gui Moojen, Hals, Kayser, Koostela, Latuff, Nik, Schroder e Uberti.

Visitação

A visitação, que tem entrada gratuita, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Câmara fica localizada na avenida Loureiro da Silva, n. 255, bairro Centro Histórico de Porto Alegre. 

Liminar

A mostra de cartuns havia sido recolhida, na Câmara, por decisão da presidente da Casa, vereadora Mônica Leal (PP), no dia 3 de setembro. Uma sentença liminar do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Cristiano Vilhalba Flores, no entanto, decidiu pela volta da exposição no dia 12 do mesmo mês. Com isso, a presidência da Câmara optou por não recorrer da liminar, a fim de cumprir a decisão judicial.

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:GrafarcartunistascartunsO Riso é Risco