Mulher

Mostras destacam poetas e a primeira vereadora da Capital

  • Exposição celebra o centenário de Julieta Battistioli
    Painéis retratam o centenário de Julieta Battistioli (Foto: Carolina Andriola/CMPA)
  • A exposição "Poetisas do Brasil" retrata a tragetória de mulheres, que através da poesia, fizeram caminho entre o público e privado.
    Banners lembram grandes autoras dos séculos 19 e 20 (Foto: Carolina Andriola/CMPA)
O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre reapresenta, até o dia 31 de março, duas exposições itinerantes que homenageiam a passagem do Dia Internacional da Mulher. São elas: Centenário de Julieta Battistioli (1907-2007) e Poetisas do Brasil. 

JULIETA - A vida da primeira vereadora da capital gaúcha é lembrada na mostra Centenário de Julieta Battistioli, composta por nove painéis de fotos e textos. Nascida em Palmares (RS), em 13 de janeiro de 1907, Julieta tinha um ano quando chegou a Porto Alegre. Foi tecelã e sindicalista, filiando-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), então na ilegalidade. Em 1947, candidata a vereadora pelo Partido Social Progressista (PSP), ficou na suplência, substituindo, eventualmente, os vereadores Elói Martins e Marino dos Santos até 1951. Defendeu causas como a melhoria salarial, a redução das taxas hospitalares e o cumprimento da licença-maternidade nas fábricas. Foi perseguida e presa, mas não abandonou os ideais. Morreu em 1996, aos 89 anos.

POETAS – São 12 painéis que retratam a trajetória de algumas das poetas de destaque do Rio Grande do Sul e do Brasil. Fotos e textos lembram de pioneiras do século 19, como Delfina Cunha, Francisca Júlia da Silva, Narcisa Amália de Campos, Laura Brandão, Ana Amélia Queirós Carneiro de Mendonça, Maria Clemência da Silveira Sampaio (a primeira gaúcha a publicar versos, em 1823), Rita Barém de Melo e Amália Figueiroa. Também são lembradas Cora Coralina (1889-1985), Cecília Meirelles (1901-1964), Hilda Hilst (1930-2004), Lara de Lemos (1923-2010), Lilla Ripoll (1905-1967), Ana Cristina César (1952-1983) e Adélia Prado (nascida em 1935). A mostra foi organizada pelo escritor Benedito Saldanha, do Partenon Literário, e pelo Memorial da Câmara.

Presença no Interior

Outras três exposições itinerantes do Memorial estão em espaços fora da Câmara. No Bairro Restinga, podem ser visitadas as mostras Centenário do 8 de Março, montada na Escola Municipal de Educação Infantil Dolores Alcaraz Caldas, e Mulheres no Poder, na Associação de Comunitária Ação Saúde e Lazer (Asala). Já a exposição História do Trabalho da Mulher foi inaugurada no Centro de Eventos da Prefeitura de Tapera, município do Norte do Estado. 

Visitação

As mostras montadas na Câmara de Porto Alegre podem ser visitadas das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, no saguão térreo, com entrada gratuita. O Legislativo da Capital fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Todas as exposições do acervo do Memorial estão disponíveis para serem emprestadas a escolas e instituições. São mais de 50 títulos sobre temas de história, cultura e direitos humanos, entre outros. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)