Plenário

Movimento espiritual japonês sugerido para Calendário Comemorativo

Projeto de Alex Fraga indica Sukyo Mahikari para celebração anual em 27 de fevereiro

  • Presidente Valter Nagelstein participa da cerimônia de abertura do 7º Festival do Japão do RS.
    Porto Alegre também promove anualmente o Festival do Japão (Foto arquivo CMPA) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Prof. Alex Fraga.
    Vereador Alex Fraga na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador Prof. Alex Fraga (PSol), que inclui o Dia Municipal da Sukyo Mahikari no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, a ser celebrada anualmente em 27 de fevereiro.

Conforme Fraga, esta é uma data internacional alusiva ao movimento fundado no Japão em 1959, e presente em 200 países. A Sukyo Mahikari é atuante no Brasil desde 1974, e tem sua sede nacional em Porto Alegre, na Rua Aurélio Porto, onde iniciou suas atividades em 1986, contando com aproximadamente 4.200 praticantes.

“O Sukyo Mahikari é uma prática espiritualista de imposição de mãos, com a finalidade de divulgar os princípios divinos que servem de guia para todas as pessoas, independentemente de sua crença, sua raça ou sua nacionalidade. Seu fundador foi o mestre Kotama Okada, nascido no dia 27 de fevereiro de 1901. O princípio difundido pelo mestre é o de que a origem de toda a humanidade, todas as religiões e toda terra, é uma só”, explica o vereador.

O nome Sukyo Mahikari pode ser traduzido como “ensino supremo” ou “luz da verdade”. O objetivo fundamental do movimento é iluminar o caminho que conduz à felicidade de todos seres humanos, eliminando a essência tóxica espiritual, mental e física. Propiciando uma qualidade de vida melhor, tornando as pessoas mais altruístas, convivendo em harmonia com as outras pessoas, com o meio ambiente e consigo mesmas. Buscando o equilíbrio e a paz, desenvolvendo o amor e o desejo de salvar outras pessoas e trabalhando em prol do mundo e do próximo.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)