Presidência

Nagelstein apresenta ao Executivo projeto para tratamento de lixo

Audiencia na Prefeitura para falar sobre projeto de uma Usina de reciclagem de Lixo.Com a empresa Replace.
O vice-prefeito Gustavo Paim (d) recebeu Patrícia e o presidente Valter Nagelstein (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (MDB), esteve reunido, na tarde desta terça-feira (21/8), com o vice-prefeito Gustavo Paim no Paço Municipal. Na oportunidade, foi acompanhado da representante da empresa Replace Energy Company, Patrícia Hilgemberg, que apresentou um projeto que prevê um sistema inovador de tratamento do lixo.

De acordo com Patrícia, que conta com uma carta de crédito de R$ 250 milhões a fundo perdido, aprovada pelo Ministério Público, para otimização da proposta, o projeto tem aprovação dos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), devendo ser desenvolvido através de uma Parceria Público Privada (PPP). O projeto consiste na construção de uma usina que prevê a queima do lixo, denominada de mass burning, e tem condições de tratar dos lixos domiciliar, hospitalar e industrial e do esgoto cloacal.

Nagelstein pediu que o governo municipal olhe com atenção para a proposta. “Esta usina tem capacidade de gerar uma energia limpa, sem impacto ambiental para a cidade”, enfatizou o vereador, ressaltando que, além da queima do lixo, acaba gerando energia limpa e areia sílica. Porto Alegre gera atualmente 2 mil toneladas lixo/dia, o que ocasiona 100 viagens diárias até o município de Minas do Leão, onde o lixo é descartado. “Isso acaba gerando custo para o Município”, disse. 

Também estiveram presentes os secretários do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Fernandes; e do Desenvolvimento Econômico, Leandro Lemos; além de representantes da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade Urbana, da Procuradoria Geral do Município e do DMLU. 

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8.423)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)