Presidência

Nagelstein apresenta relatório de viagem ao Japão e EUA

Presidente também visitou duas cidades dos Estados Unidos

Movimentação de Plenario.
Presidente destacou a acolhida recebida por autoridades locais (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (MDB), apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira (12/11) o relatório da viagem realizada no final do mês de outubro à cidade-irmã de Porto Alegre, Kanazawa, no Japão. Ao lado do diretor-geral da Casa, Omar Ferri Jr., ele apresentou informações, também, acerca das demais cidades visitadas durante o trajeto até o Japão, Los Angeles e San Francisco, com o objetivo de conhecer os parlamentos locais e agregar informações relacionadas à pauta da segurança pública. 

Nagelstein destacou primeiramente a visita realizada por uma comitiva de cerca de 15 funcionários da cidade de Kanazawa à Porto Alegre, em 2017 - data que marcava os 50 anos de irmandade entre os municípios. E traçou um paralelo entre as visitas. Segundo ele, diferentemente da visita realizada em Porto Alegre, onde os japoneses teriam sido “muito mal recebidos”, durante a sua ação diplomática foi bem acolhido pelo governo local, que designou duas pessoas para os acompanharem durante toda a visita. “Quando a gente fala de educação e cultura, existe uma distância muito grande entre nós e o Japão”, analisou.  

No decorrer da viagem, os representantes do Legislativo de Porto Alegre visitaram a réplica em tamanho real da estátua do Laçador, presente em um parque da cidade, a Câmara de Vereadores, onde foram recebidos pela mesa diretora, e a sede do governo local, onde participaram de um almoço junto ao prefeito da cidade e aos representantes das oito cidades-irmãs de Kanazawa que estavam presentes na ocasião. Segundo Nagelstein, o encontro foi destaque na imprensa local. Ainda no Japão, visitaram a Câmara Municipal de Tóquio e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão.

Estados Unidos

Devido à longa viagem até o extremo oriente, a comitiva gaúcha fez escala nos Estados Unidos. Durante a ida, na cidade de Los Angeles, na Califórnia, foram recebidos pelo ex-chefe de segurança da polícia local, Michael Parker, que esteve presente na Câmara de Porto Alegre durante seminário internacional realizado este ano. Nagelstein fez referência à estrutura da polícia local e ao seu orçamento - 1,4 bilhão de dólares em 2018 - que, trabalhando junto à prefeitura, alcançou a marca de menos de 100 homicídios no ano. Eles também conheceram a prefeitura e a Câmara local, onde acompanharam uma sessão plenária. 

No trajeto de retorno do Japão, passaram por San Francisco, também no estado da Califórnia, onde visitaram os poderes locais. O vereador salientou os contrastes entre os modelos norte-americano e brasileiro. Além do voto não ser obrigatório, os vereadores são eleitos por distritos (são apenas 16 em Los Angeles, por exemplo), e há engajamento popular, inclusive, nas estratégias de segurança, que são estabelecidas em conjunto por prefeitura e polícia. Ele ainda sugeriu que possa ser adotado, durante as sessões legislativas em Porto Alegre, um momento onde o cidadão possa subir à tribuna mediante inscrição e falar sobre qualquer temática. “Em um período de 10 minutos, até cinco cidadãos podem falar, por dois minutos, em todas as sessões”, explicou. 

Texto: Matheus Closs (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)