Plenário

Nagelstein defende projeto de tratamento de lixo na cidade

Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o presidente Valter Nagelstein.
Presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (MDB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador da Valter Nagelstein (MDB), utilizou o tempo de presidência, na sessão ordinária desta segunda-feira (27/8), para defender o projeto que prevê um novo sistema de tratamento de lixo na Capital. Com a presença de trabalhadores da reciclagem de resíduos nas galerias do plenário, Nagelstein destacou ser uma medida necessária para o desenvolvimento do município.

“Toda matéria que é queimada não é a mesma que é trabalhada nas unidades de triagem”, disse o vereador, ao explicar que a proposta consiste na construção de uma usina para a queima de lixo, com a capacidade de tratar dos resíduos hospitalares, esgoto cloacal e lixo industrial. Nagelstein alegou que os aterros usados para a queima de resíduos, como a usina de Minas do Leão, geram poluição ao meio ambiente, o que contribui para a degradação da camada de ozônio. De acordo com ele, o que se busca é atuar com o recurso de R$ 250 milhões, obtido junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde, a fundo perdido.

Conforme Nagelstein, com a tecnologia da usina, se transformará resíduos em energia e material para construção. O vereador também lembrou da estação de energia solar implementada no Legislativo neste ano, que, segundo dados apresentados por ele, fez com que o parlamento atingisse 30% de energia sustentável. “Estou do lado do que pode existir de melhor para nossa sociedade e para nosso planeta”, disse. Por fim, Nagelstein ainda afirmou que é preciso ter visão e consciência ambiental para o futuro da cidade.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:aterros sanitáriosresíduos sólidostratamento de lixo