Presidência

Nagelstein discute ações de sustentabilidade para a Câmara

Presidente e Escola do Legislativo da CMPA se reúnem com Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Na foto, da esquerda para à direita, a Assessora Técnica, Rosele Wittee, o Oficial de Gabinete, José Elenildo de Araujo, o Assessor Geral, André Tovo e o Presidente da CMPA, Valter Nalgestein.
Rosele Wittée explicou o projeto A3P a Valter Nagelstein (d) (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Nesta terça-feira (17/6), o presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (PMDB), se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), para discussão de agenda conjunta e promover um sistema de planejamento, diagnóstico, metas, ações e indicadores de acompanhamento chamado de A3P que possibilite a universalização do processo educativo ambiental em diferentes esferas. 

Segundo a assessora técnica da Smams, Rosele de Felippe Wittée, o objetivo do projeto A3P é agregar novas práticas de proteção, sensibilização e transmissão de conhecimento nessa área. “A ideia é organizar uma agenda ambiental para gestão pública de forma que todas as instituições tenham a mesma forma de realizar suas ações sustentáveis, tornando-se assim um programa consciente que inclusive já é feito por diversas instituições como Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ministério Público e outros”, afirma.

Nagelstein ressaltou que a Câmara já avança em ações de sustentabilidade e trabalha para a implantação de uma usina de energia solar, que irá gerar 20% do consumo de energia para o Legislativo, e também atua no reaproveitamento do uso de água, com o programa parcial de separação de lixo e o Sistema Eletrônico Informatizado, que será implantado até junho de 2018. “Essas são as listas de ações para o equilíbrio do desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental e consciência social que desejamos. E, com a integração de ações com a Smams, vamos, através da Escola do Legislativo da Câmara, atuar na sensibilização contra o desperdício e o reaproveitamento de materiais, projeção de ações voltadas à orientação para novos padrões sustentáveis de produção e de consumo”, explica. 

Na oportunidade, o presidente da Câmara anunciou que irá realizar, no Legislativo, um ato em alusão à Semana do Meio Ambiente, comemorado em junho.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)