PRESIDÊNCIA

Nagelstein discute sobre Parcerias Público-Privadas na Capital

Presidente da CMPA recebe Bruno Vanuzzi, Secretário Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE).
Secretário Bruno Vanuzzi (e) e o presidente Nagelstein falaram sobre PPPs (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (PMDB), recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (28/2), o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, para debater sobre a situação das Parcerias Público-Privadas (PPPs) na capital.

Nagelstein destacou que sua principal necessidade era saber sobre o andamento em relação ao mobiliário urbano, pois ressaltou que faz dez anos que acompanha o atraso de obras fundamentais para Porto Alegre. “É necessário que haja um comprometimento com a cidade, pois durante diversos anos vimos que falta uma atenção prioritária com a situação das bancas de jornais, revistas, flores, chaveiros e sapateiros, os elementos básicos do mobiliário urbano. Outra questão é a necessidade de se ampliar a objetividade, transparência e viabilidade econômica aos processos e incluo ainda a lei em vigor sobre a punição da publicidade que disciplina o mobiliário urbano da capital. É necessária uma revisão”. 

Executivo

Vanuzzi explicou que a prefeitura é um órgão vivo e que precisa evoluir, por isso estão sendo fomentadas parcerias positivas para o desenvolvimento da capital. “Entre as parcerias que esta gestão está realizando com a iniciativa privada, a primeira a ser concretizada será a iluminação pública da capital. O projeto está em fase de estruturação e será a aberta a licitação, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2018”.

A questão dos relógios de rua também foi citada pelo secretário, que assumiu um projeto para “a utilização de um painel que deverá conter câmeras de segurança e um ponto de comunicação com a população, que poderá ajudar nas principais demandas da cidade”.
O secretário destacou ainda que entre as PPPs previstas pela gestão estão parcerias inéditas para os porto-alegrenses, como o tratamento de esgoto, as placas de rua e outras que já existem, como adoção de praças e parques.

Ao final do encontro, o presidente da Câmara convidou o secretário Vanuzzi para participar em abril, juntamente com os vereadores, do trajeto do catamarã e do barco Cisne Branco para tratar sobre a questão do transporte hidroviário e das PPPs . 

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (eg. prof. 6062)