PRESIDÊNCIA

Nagelstein palestra para jovens empreendedores

Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre apresentou pesquisa sobre a Sala do Empreendedor

  • Café Político com representantes da Associação de Jovens Empresários (AJE), na FEDERASUL.
    O presidente da Câmara citou diversos entraves ao empreendedorismo (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Café Político com representantes da Associação de Jovens Empresários (AJE), na FEDERASUL.
    O vereador (d), com Paulo Sérgio Peres, da Federasul, e Willian Assis, da AJE (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (PMDB), foi o palestrante convidado de encontro realizado na manhã desta sexta-feira (20/4) pela Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE), na Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Para uma plateia de jovens, Nagelstein afirmou que a burocracia, os juros altos e a dificuldade de acesso ao crédito são os principais entraves ao empreendedorismo.
  
Danielle Bertagnolli, do Conselho Fiscal da AJE, apresentou pesquisa realizada com 192 sócios da entidade sobre a Sala do Empreendedor, estrutura criada em 2016 pela Prefeitura, em parceria com a Endeavor Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o governo do Estado, para desburocratizar o processo de abertura de empresas. A meta da iniciativa era reduzir o tempo para abertura de novas empresas, chegando a cinco dias para uma empresa de baixo risco e a 63 dias para uma de alto risco. Conforme a pesquisa, porém, 57% dos entrevistados não tiveram as demandas atendidas em 2017 e 29% tiveram processos tramitando por mais de dois meses. Outro dado aponta que 72% não conhecem a estrutura. 

Nagesltein disse que os dados não o surpreenderam. “Infelizmente a Sala do Empreendedor não funcionou neste ano de 2017, assim como outras áreas da cidade. Este é um diagnóstico que eu já tinha, pois a forma como a estrutura está desenhada para a emissão do alvará depende de outras áreas, que deveriam estar unificadas dentro desta mesma estrutura. Isso ainda não foi enfrentado, e Porto Alegre continua sendo uma das cidades mais burocráticas do Brasil. ” 

Willian Assis, presidente da AJE, destacou que a pesquisa tem como objetivo contribuir para melhorar a estrutura e divulgar a Sala do Empreendedor. “A iniciativa tem um propósito fantástico, e nossa intenção é poder colaborar para qualificar o sistema. Temos pessoas dispostas e corpo técnico que podem ajudar a melhorar o funcionamento da Sala.”

Paulo Sergio de Almeida Peres, vice-presidente Jovem da Federasul, pediu a Nagelstein que intermedeie encontro com o prefeito Nelson Marchezan Júnior. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura, mas a cidade está feia, e queremos contribuir para mudar este quadro. Neste aspecto, é fundamental o apoio da Câmara.” 

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)