Presidência

Nagelstein participa de café da manhã na Federação Israelita

Café da manhã na Federação Israelita do RS. Presentes Valter Nagelstein, Osmar Terra, Zalmir Schwartzman (presidente da Federação) diretores e representantes da comunidade judaica.
Armando Burd (e), Osmar Terra e Valter Nagelstein (d), durante o encontro na FIRS (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (PMDB), participou na manhã desta sexta-feira (13/04) do café da manhã com a direção da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), na sede da instituição. O encontro contou com a participação do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), Osmar Terra.

O presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, exibiu dois vídeos aos presentes, um sobre a história da federação e o outro sobre o Lar da Criança Anne Frank, escola de ensino infantil, fundada em 1982 por voluntários da entidade em Viamão. A escola atende mais de 100 crianças, de 3 a 6 anos incompletos, de famílias carentes. Entre as atividades desenvolvidas, estão iniciação musical, incentivo à leitura, ao teatro e aos esportes, oficinas de informática e prevenção em saúde bucal.

Terra destacou que o trabalho das creches e das escolas de educação infantil é fundamental, assim como a relação da família com a criança. “A ciência nos mostra que é nos primeiros mil dias de vida que se organizam todas as competências emocionais do indivíduo. Esse período pode mudar o destino da criança, não apenas em termos biológicos, mas também em questões intelectuais e sociais. Portanto, investir no desenvolvimento desde cedo é uma forma de combater a desigualdade e a pobreza.” Citando o Programa Criança Feliz, criado este ano quando estava à frente do MDS, Terra pediu apoio da FIRS e da Câmara na promoção da adesão dos municípios à iniciativa. Com meta de atingir 4 milhões de crianças, o programa vem promovendo visitas domiciliares em cerca de 2 mil municípios brasileiros, mostrando a famílias do Bolsa Família que pequenos cuidados geram oportunidades no futuro.

Nagelstein elogiou o trabalho desenvolvido por Terra e pela FIRS, tanto no Lar Anne Frank quanto em outras ações voluntárias da entidade. Destacou ainda a importância da realização de um amplo projeto de planejamento familiar. “As periferias estão cheias de meninas-mãe. Precisamos criar uma ferramenta de planejamento familiar e não apenas mitigar um problema que é muito maior. O que vemos aqui é que é possível fazer política social sem instrumentalizar, ou seja, dando o caráter republicano às ações. São trabalhos que vão além da retórica e trazem resultados.” 

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)