PRESIDÊNCIA

Nagelstein participa de homenagem a soldados da BM

Comparece a uma solenidade proposta pelo Instituto Cultural Floresta para homenagear policiais militares.  Na foto com Cláudio Goldzstein e Leonardo Fração
O presidente da Câmara (c) divulgou seminário internacional sobre segurança que será promovido pelo Legislativo da Capital nesta sexta-feira (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (MDB), participou, na manhã desta terça-feira (31/7), da solenidade de entrega de homenagem a dois soldados da Brigada Militar (BM) que evitaram assaltos à mão armada na Capital. A cerimônia, promovida pelo Instituto Cultural Floresta (ICF), ocorreu na Praça da Encol.

O soldado Juliano da Messa Pinto, do 11º Batalhão de Polícia Militar, recebeu a placa das mãos do casal que estava sendo assaltado quando ele agiu. A ação culminou na morte do criminoso, mas as vítimas e o policial saíram ilesos. Pinto disse que apenas cumpriu com o juramento feito ao entrar na corporação e que qualquer um de seus colegas teria feito o mesmo em seu lugar. “Fomos treinados para proteger a sociedade. Agradeço o reconhecimento, que contribui para a promoção da segurança no nosso Estado.” A entrega da homenagem ao soldado Jean Cássio Vargas foi feita à esposa Daniela Trindade. Vargas está hospitalizado desde o dia em que evitou um assalto a ônibus e levou três tiros. Um deles se alojou na coluna, deixando o soldado sem os movimentos das pernas.

Para o presidente do ICF, Leonardo Fração, com condições de trabalho abaixo do necessário e com reconhecimento aquém do merecido policiais exercem ato de heroísmo e paixão ao colocar suas vidas em risco por desconhecidos. Ele defendeu a aprovação do projeto de Lei de Incentivo à Segurança, apresentado pelo Instituto e que está em tramitação na Assembleia Legislativa, como forma de valorizar o trabalho policial e educar a população. 

Nagelstein destacou a importância de o Legislativo Municipal se fazer presente na cerimônia, para sinalizar de que lado está. “Estamos do lado da sociedade que clama por segurança e que precisa de proteção do Estado. Aplaudimos a iniciativa do Instituto Cultural Floresta, que busca mobilizar a sociedade civil a alcançar meios para reforçar a segurança, que muitas vezes o Estado não tem, e reconhecer soldados que colocam sua vida em risco a serviço da proteção da cidadania.” 

O vereador lembrou ainda que a Câmara promoverá, nesta sexta-feira (3/8), das 9 às 19 horas, o seminário internacional Um Pacto Brasileiro pela Segurança, que terá entre seus palestrantes Michael Parker, ex-chefe de Segurança da Polícia de Los Angele, e Luc Borlon, diretor de Projetos e Processo em Tecnologia de Informação e Soluções em Segurança da Bélgica. Saiba mais sobre o seminário, clicando aqui

Também estavam presentes na solenidade o vereador Ricardo Gomes (PP) e o presidente do conselho do ICF, Claudio Goldsztein, entre outras autoridades. 

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)