Presidência

Nagelstein participa de lançamento do Aplicativo Adoções

A iniciativa, do TJ-RS, do MP e da Pucrs, tem por objetivo facilitar a busca de crianças e adolescentes para adoção

Presidente Valter Nagelstein comparece ao lançamento do aplicativo Adoção desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado.
A cerimônia contou com apresentação de crianças e jovens da Fundação Pão dos Pobres (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (MDB), participou, na tarde desta sexta-feira (10/8), no Auditório da Fundação Pão dos Pobres, do lançamento Aplicativo Adoções, uma ferramenta de acesso restrito aos habilitados para adoção que concentra informações e fotos de crianças e adolescentes aptos. O projeto é do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) em parceria com a Pucrs e Ministério Público Estadual (MPE).

Funcionamento

Com o aplicativo, as famílias do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) conhecerão mais sobre 608 crianças e adolescentes, que contam, em vídeos, um pouco mais sobre eles. Até então, no Projeto Busca-Se(R), da Coordenadoria da Infância e Juventude do RS, só era possível ter acesso a dados básicos, como nome, idade, sexo, raça, condições de saúde e situação jurídica, disponibilizados em uma planilha no site da Infância e Juventude do TJ-RS.

As informações e as imagens estão armazenadas em uma área de acesso restrito, cujo conteúdo estará disponível apenas às pessoas habilitadas à adoção, mediante cadastro e solicitação de acesso, que será fornecido pelo Poder Judiciário. O público em geral também poderá baixar o App, mas só terá acesso a informações básicas sobre adoção, sem identificação dos jovens cadastrados no aplicativo.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente do TJ-RS, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Oliveira Cezar; o procurador-geral da Justiça, Fabiano Dallazen; e a pró-reitora da Pucrs Carla Denise Bonan, além de autoridades, profissionais da área e representantes de instituições de acolhimento.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof.6481)