Presidência

Nagelstein prestigia evento pelos 112 anos do Grêmio Náutico União

Presidente da CMPA comparece à aniversário de 112 anos do Grêmio Náutico União.
Valter Nagelstein (c), na sede do clube na Ilha do Pavão, acompanhado da diretoria (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Um almoço para celebrar os 112 anos de história do Grêmio Náutico União (GNU) foi realizado nesta quinta-feira (5/4), na Ilha do Pavão. O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein (PMDB), que na ultima terça-feira (3/4) havia presidido ato solene que homenageou a data, compareceu ao encontro e saudou a entidade por sua importância para a história de Porto Alegre. 

Nagelstein enfatizou que o União cumpre o seu papel, não apenas para os seus mais de 60 mil associados. “Esse número supera muitas cidades de médio porte do interior gaúcho, mas também para o conjunto das sociedades porto-alegrense e do Estado. O clube desbravou a urbanização da Orla do Guaíba, com a sua primeira sede, repetindo o feito em bairros com Petrópolis e Moinhos de Vento”, disse.

O presidente lembrou ainda que, no dia 12 de abril, haverá uma sessão especial do Legislativo para abordar o transporte hidroviário da cidade, turismo náutico, dentre outros. “Faremos uma parada na Ilha do Pavão, na sede do União, onde os vereadores, após um trajeto pelo Guaíba no Catamarã, serão recebidos para um almoço dos cozinheiros e, depois, seguir o roteiro pelas ilhas no Cisne Branco”, disse.

História

Fundado em 1º de abril de 1906 por Carlos Arnt, Hugo Deppermann, Arno Deppermann, Hugo Berta, Arnaldo Bercht e Emílio Bercht, o Grêmio Náutico União traduziu o sonho de seis jovens em ver o remo, esporte preferido, nas águas do Guaíba. A história começou a ser construída em um terreno cedido próximo à Avenida Voluntários da Pátria, no centro de Porto Alegre (RS), onde foi construído a primeira sede, um barraco de tábuas, então denominado “RuderVerein-Freundschaft” (Sociedade de Regatas Amizade). Em 1917, em consequência  da I Guerra Mundial, trocou de nome e passou a ser identificado como Grêmio Náutico União.

Mais conhecido como o Clube dos Guris, o principal objetivo era incentivar a prática e cultura dos desportos. Um século depois, o propósito segue o mesmo, mas a infraestrutura cresceu e hoje o Grêmio Náutico União possui quatro sedes, mais de 60 mil associados e cerca de 450 colaboradores, colocando-se como um dos maiores clubes da América Latina e o terceiro maior no Brasil.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)