PRESIDÊNCIA

Nagelstein recebe convite para prestigiar Festival em Kanazawa

Presidente Valter recebe o Consul do Japao.
Presidente (d) recebeu das mãos do cônsul do Japão o convite para o festival (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), recebeu nesta quarta-feira (4/4) o cônsul do Japão em Porto Alegre, Takashi Kondo. O objetivo do encontro foi de entregar ao presidente do Legislativo uma carta-convite para o Festival Hyakumangoku Matsuri, em Kanazawa, no Japão , que acontece no dia 1º de junho.

Conforme o cônsul, é enorme a proximidade da cidade japonesa com os porto-alegrenses e intensa a valorização de irmandade entre os dois povos. “No Parque Moinhos de Vento, aqui na capital, construímos o Monumento Kotoji Toro – uma lanterna de pedra símbolo de Kanazawa – doada pelo governo japonês que ressalta o intercâmbio cultural entre nossas cidades. Por isso nos sentimos tão acolhidos”.

Nagelstein agradeceu o convite e lembrou que é de interesse da capital também ter um monumento em Kanazawa que represente a capital. “Já encaminhamos ao Executivo uma proposta para a viabilização de convênio para a efetivação da obra”. O presidente informou ainda que o convite para o festival será encaminhado para a Mesa Diretora do Legislativo para deliberação.

Festival

O Festival Hyakumangoku Matsuri é o maior evento de Kanazawa e ocupa três dias, celebrando a chegada de Toshiie Maeda, chefe do clã Maeda, ao castelo de Kanazawa, no ano de 1583. A antiga província de Kaga, graças à boa administração de Toshiie e de seus descendentes, prosperou e recebeu a classificação de “Hyakumangoku”, ou seja, a terra que produz um milhão de “goku”, baseada na produção de arroz.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)